Entretempos na 36a Mostra

Documentário dirigido por Henri Gervaiseau, produzido pelo CEM foi selecionado para a 36º Mostra Internacional de Cinema de SP

O documentário de longa-metragem ENTRETEMPOS (2011, 98 min.), dirigido por Henri Arraes Gervaiseau, foi selecionado para a 36º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A Mostra acontece em diversos cinemas da cidade de São Paulo entre os dias 19/10 e 1/11/2012.

Entretempos na 36a mostraO documentário busca recompor, de modo poético, a trajetória coletiva dos integrantes da Associação do Mutirão Paulo Freire, que no curso de aproximadamente dez anos construíram, em regime de mutirão autogerido, em parceria com uma organização não governamental, um conjunto habitacional para cem famílias em Cidade Tiradentes, no extremo leste do município de São Paulo.

Para elaborar o projeto das habitações e acompanhar a sua realização, a Associação, filiada ao Movimento Sem-Terra Leste 1, contou com a assessoria da Usina (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado).

A narrativa acompanha o longo processo de construção do edifício, da obtenção da terra à moradia, mostrando as dificuldades encontradas no percurso, particularmente com os poderes públicos, e se detém, de modo privilegiado, sobre as trajetórias de alguns personagens. A ação é dramaticamente concentrada no conjunto familiarmente chamado de Paulo Freire, fruto do arrojado projeto arquitetônico elaborado pela equipe de arquitetos da Usina, em parceria com a Associação.

A exposição da experiência vivida pelos integrantes do mutirão tem como pano de fundo as transformações decorridas na sociedade brasileira desde o final da década de 80 até hoje.

A produção foi realizada com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma produção do Centro de Estudos da Metrópole. O filme foi exibido nos dias 19, 22 e 30/10/2012.

Mais informações:

Assistir Mostra

Entretempos

Assitir trailer

Assistir teaser

Entretempos | Ficha Técnica

• Brasil | 2011 | 98 min | Documentário
  • Diretor | Henri Arraes Gervaiseau
  • Emp. Produtora | CEBRAP / CEM - Centro de Estudos da Metrópole - Audiovisual
  • Produtora | Camilla Cardoso e Chica Mendonça
  • Assistência de Direção | Chico Toledo
  • Roteiro | Daniel Chaia, Danilo do Valle e Henri Arraes Gervaiseau
  • Argumento | Luis Felipe Labaki e Henri Arraes Gervaiseau
  • Fotografia | Humberto Bassanelli Jr., Jacob Solitrenick e Marcos Yoshizaki
  • Montagem | Danilo do Valle e Henri Arraes Gervaiseau
  • Som | Rene Brasil e Marcos Yoshizaki

Biografia e filmografiado realizador

Henri Arraes Gervaiseau é cineasta, professor e pesquisador. Entretempos (2011) é seu terceiro documentário, depois de Retrato de Grupo (2009) e Em Trânsito (2007). Henri ensina história do cinema no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e é pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole. Autor de diversos ensaios e artigos sobre o cinema documentário, Henri está lançando um livro sobre o cinema como meio de expressão da passagem do tempo, intitulado O abrigo do tempo (Editora Alameda, São Paulo, 2012). Vários de seus filmes, longas-metragens e médias, ganharam prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Henri é atualmente presidente da Associação Vídeo nas Aldeias.

Filmografia resumida | Henri Arraes Gervaiseau

• Entretempos (2011);
  • Retrato de grupo (2009);
  • Moro na Tiradentes (2008);
  • Em trânsito (2007);
  • Terra prometida (1997);
  • Tem que ser baiano? (1994).