Nova coordenação INCT/CEM

A partir de 24 de julho de 2012, Eduardo Marques, passa a coordenar o INCT para Estudos da Metrópole, do qual tem sido vice-coordenador de Nadya Araújo Guimarães

O cientista social Eduardo Cesar Leão Marques é pesquisador do CEM e professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP, tendo sido diretor do Centro no período 2004-2009. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, sociologia e política urbana, redes sociais e pobreza urbana.

O INCT para Estudos da Metrópole tem por missão analisar os principais mecanismos que explicam as condições sociais na cidade, em especial a reprodução da pobreza e da desigualdade social, entendendo-a como o resultado combinado de três dimensões, em torno das quais se estruturam as três linhas de pesquisa do instituto:

1. A dinâmica econômica e em particular das oportunidades criadas no mercado de trabalho;
  2. A ação do Estado e das instituições políticas, centrais ao entendimento do acesso aos serviços sociais e dos mecanismos para a expressão de interesses;
  3. Os diferentes modos de sociabilidade e seu impacto sobre a experiência da vida urbana e sobre as oportunidades para superar situações de pobreza.

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), lançado em julho de 2008, estabeleceu-se como poderoso instrumento para fazer avançar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no país. Com 122 projetos aprovados, nas diferentes áreas de pesquisa, como saúde, biotecnologia, nanotecnologia, energia, possui como meta mobilizar e agregar, de forma articulada com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País, como definidas no PACTI.