Livro sobre Federalismo obtém Menção Honrosa em Concurso da ANPOCS 2013

O livro de Marta Arretche "Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil" foi lançado em setembro de 2012.

Em 24/9/2013 foi conferido o prêmio do Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2013, na categoria Obra Científica, Menção Honrosa ao livro "Democracia, federalismo e centralização no Brasil", da diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto e Ciência Política da USP), Marta Arretche.

Democracia e federalismo grafica"Apesar de centralizada, federação brasileira permite aos governos locais inovarem na execução de políticas públicas"

As primeiras avaliações após a Constituição de 1988 foram de que a federação brasileira – União, estados e municípios –operando de forma descentralizada, fortaleceria a democracia. Passada a euforia inicial, emergiram as críticas, segundo as quais essa descentralização poderia, ao contrário, funcionar como um obstáculo à democracia, pois a autonomia de estados e municípios dificultaria ações unificadas, gerando desequilíbrios entre as unidades constituintes. Em seu livro Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil, Ed. Fiocruz/Ed. FGV, com base em evidências empíricas de longas séries históricas e informações abrangentes, a cientista política Marta Arretche discorda das duas abordagens anteriores e apresenta uma nova leitura: o sistema federativo brasileiro é bastante centralizado, o que não deve ser confundido com ausência de mecanismos de frear a influência do governo central – apesar da forte presença da União, estados e municípios são atores relevantes na formulação e implementação de políticas públicas.

“A presente investigação parte do pressuposto teórico de que Estados federativos não produzem necessariamente dispersão da autoridade política”, adianta Marta. “O livro sustenta que, ao longo do século 20, a federação brasileira tornou-se altamente integrada, ainda que cada nível de governo seja dotado de autoridade política própria. O processo de construção do estado nacional operou no sentido da centralização da autoridade política”, completa. A pesquisa que originou o livro analisou duas dimensões: o poder de veto das unidades constituintes nas arenas decisórias centrais e a autonomia dos governos subnacionais para decidir sobre suas próprias políticas.

Marta Arretche é diretora do Centro de Estudos da Metrópole e professora Livre-docente do Depto. de Ciência Política/USP.

Sinopse: Navegando contra a corrente, Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil, apresenta interpretação inovadora sobre o funcionamento do nosso sistema federativo. Com foco no papel da União, Marta Arretche, mostra os diversos mecanismos que promovem a autoridade do governo central e, em consequência, uma federação bastante centralizada. A União tem amplas prerrogativas legislativas, grande capacidade regulatória e significativo controle sobre recursos. Ao contrário do que afirmam muitos analistas, 1988 foi mais um capítulo do grande movimento de centralização estatal iniciado nos anos 1930.

• TítuloDemocracia, Federalismo e Centralização no Brasil
  • Autora: Marta Arretche
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Preço: R$ 40,00
  • ISBN (FGV): 978-85-225-1231-7
  • ISBN (Fiocruz): 978-85-7541-298-5
  • 1ª reimpressão: 2014 (1ª edição: 2012).
  • No de páginas: 232 p.

O livro pode ser adquirido pela internet na editora Fioruz.