Colaboração Internacional

Troca de Informações e Experiências sobre Desigualdades Territoriais: uma colaboração anglo-brasileira, entre 17 e 18/3 de 2011, na USP e no CEM

Aconteceu nos dias 17 e 18 de março na Universidade de São Paulo e no Centro de Estudos da Metrópole

Colaboração internacionalUma rede anglo-brasileira foi fundada pelo UK Economic and Social Research Council (Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido) para explorar as diversas interpretações sobre “place inequality” (diferenças territoriais no acesso dos cidadãos a serviços públicos) e para a troca de conhecimentos sobre dados e métodos de pesquisa que possam elucidar sobre as desigualdades territoriais e suas implicações.

Primeiramente, a rede se encontrou em Edimburgo em 2010 com um foco principal em ajustes financeiros e equalização fiscal. O segundo encontro aconteceu em São Paulo nos dias 17 e 18 de março de 2011, onde foram examinados novos trabalhos em finanças territoriais e também desenvolvida, com maior detalhamento, uma segunda linha de trabalho relativa a atitudes públicas e comportamento eleitoral, versando em devolução/arranjos regionais no Reino Unido e no Brasil.

Durante a primeira sessão, no dia 17 de março, na Cidade Universitária (FFLCH), o cientista político Charley Jeffery, da Universidade de Edimburgo, realizou a palestra “The Multi-Level State: Reflections on the Politics and the Political Science of Regionalised and Federal States”.

Posteriormente, no dia 18, o Centro de Estudos da Metrópole recebeu sessões complementares à apresentação inicial. Dentro do tópico “Ajustes Financeiros Territoriais”, os pesquisadores Alan Trench (University of Edinburgh), Marta Arretche (Centro de Estudos da Metrópole) e Sandra Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) apresentaram “Lições do Brasil para o Reino Unido”. Os comentários foram de Guy Lodge (Institute for Public Policy Research, Londres).

A seguir, como parte do painel “Atitudes Públicas Regionais”, os pesquisadores Rogerio Schlegel (Centro de Estudos da Metrópole) e Richard Wyn Jones (Cardiff University) fizeram as apresentações iniciais sobre “Desafios da Pesquisa de Atitudes Regionais”. Comentários de Daniel Wincott (Cardiff University).

Por fim, o painel “Pesquisa Eleições Regionais” incluiu as exposições de Charlie Jeffery (University of Edinburgh) e Fernando Guarnieri (Centro de Estudos da Metrópole), que fizeram a abordagem inicial de “Desafios Conceituais e Práticos na Pesquisa de Eleições Regionais”e a seguir os comentários foram de Arjan Schakel (University of Edinburgh).