Pesquisa Internacional

Eduardo Marques e Marta Arretche do CEM participam das vice-presidências do RC-21(ISA) e RC-05 (IPSA), respectivamente

Eduardo Marques, assume uma das vice-presidências do Comitê Internacional de Pesquisa RC-21(ISA). A vice-presidência do RC-05 (IPSA) é ocupada pela diretora do CEM Marta Arretche

O pesquisador do CEM, Eduardo Marques, passa a ocupar uma das vice-presidências do Research Committee 21 (Comitê de Pesquisas para o Século 21), da ISA para o quadriênio 2010-2014. A diretora do CEM, Marta Arretche, é desde 2009 vice-presidente do RC-05 (IPSA), que trata de Estudos Comparativos em Governos e Políticas Locais em Ciência Política.

As atividades de pesquisa da ISA (Associação Internacional de Sociologia) são descentralizadas em Comitês de Pesquisa, Grupos de Trabalho e Grupos Temáticos, que lidam com especializações reconhecidas pelas Ciências Sociais. Esses grupos congregam acadêmicos que promovem pesquisas comparativas em bases transnacionais e são compostos de redes de pesquisa científica, de debate intelectual e intercâmbio profissional.

O RC-21 é um Comitê da Associação Internacional de Sociologia, sendo considerado em nível mundial como o mais importante grupo de especialistas das Ciências Sociais voltado ao tema Desenvolvimento Urbano e Regional. Foi instituído há três décadas para promover teoria e pesquisa e criar uma comunidade internacional de acadêmicos nesse campo. A atuação em rede do RC-21 é considerada de grande relevância pela promoção de avanços na área acadêmica. Atualmente Eduardo Marques é vice-coordenador do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos da Metrópole.

Também instituído na década de 1970, o RC-05 (Research Committee 05), da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), objetiva sobretudo apoiar encontros internacionais de ciência política e comparar projetos de pesquisa. Seus principais objetivos são: desenvolver pesquisa em ciência política, especialmente trabalhos baseados em cooperação internacional; organizar e manter em âmbito mundial contatos entre cientistas políticos com interesses comuns; disseminar informações e publicar pesquisas acadêmicas e prover uma estrutura entre indivíduos e organizações ligadas ao ensino e pesquisa em ciência política entre outras.