Lançamento do livro Sobreviver na adversidade: mercados e formas de vida
III Volume da Coleção Marginália de Estudos Urbanos, editado pela EDUFScar em parceria com o CEM/Cepid. Autor: Daniel Veloso Hirata
O livro é um estudo das relações entre as formas do controle social e os ilegalismos populares através de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em um bairro da periferia de São Paulo. De um lado, a tentativa é perspectivar alguns espaços de incidência do controle social, suas redes econômicas e políticas a partir de três postos de observação: uma pequena birosca, uma linha de transporte clandestino e um ponto de venda de drogas; de outro lado, procurou-se compreender as condutas que se constroem nestes pontos de inscrição dos mercados urbanos informais, ilegais e ilícitos, sua correlativa exposição ao perigo de morte. Nos cruzamentos entre a incidência dessas mecânicas do poder, as tramas dos ilegalismos populares e suas condutas correspondentes, talvez seja possível entender algumas das dinâmicas deste mundo social que se produz entre o informal, ilegal e ilícito, também a vida e a morte.
“Você tem em mãos um dos mais importantes estudos já realizados no Brasil sobre o que significa “sobreviver na adversidade” no cotidiano de uma grande cidade. Não é sempre que o título de um livro cumpre plenamente a promessa de seu conteúdo. As pesquisas conduzidas por Daniel Hirata em São Paulo mantem-se em um movimento simétrico com uma rigorosa reflexão teórica que vai de Simmel a Robert Park, e da Escola de Chicago aos avatares da sociologia urbana contemporânea, sempre sob a perspectiva crítica emulada pela cada vez mais influente obra de Michel Foucault.
O resultado é uma impressionante visada empírica que ilumina a analítica de poder efetivamente operada nas margens do Estado, nessas margens que estão no centro da vida econômica e política local e cotidiana das cidades brasileiras. O que se pode observar em um bairro de São Paulo será – com as diferenças de cada caso – o que se passa no dia-a-dia daquilo que serpenteia entre o que se convencionou chamar a “informalidade” e a “ilegalidade” dos cursos de ação através dos quais, sem quebrar regras tácitas de respeito e confiança nas transações, são construídas e reconstruídas as subjetividades que operam a sua vida nas “quebradas” da maior cidade da América do Sul.
Ao renovar os estudos urbanos brasileiros, com a originalidade de sua abordagem e com uma presença de espírito analítico de grande acuidade, esta obra de Daniel Hirata está destinada – como já vem acontecendo com a tese de doutorado que lhe deu origem – a servir de referência fundamental na bibliografia dos estudos contemporâneos sobre o Brasil urbano.” – Michel Misse, Professor Titular de Sociologia da UFRJ.
Ficha Técnica
Título: Sobreviver na adversidade: mercados e formas de vida
Editora: EDUFScar
Ano de Publicação: 2018
Autor: Daniel Veloso Hirata
Edição: Primeira
ISBN: 978-85-7600-494-3
Páginas: 258
Sumário: clique aqui