Interativos

Sistemas interativos desenvolvidos pelo Centro de Estudos da Metrópole

Sites interativos utilizam dados e métodos de pesquisa utilizados no CEM

Pesquisadores do  Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) elaboraram uma série de hotsites interativos e um Simulador na web. Estes sites interativos e vinculados ao site principal se constituem em plataformas que se valem de dados muitas vezes coletados e sistematizados por pesquisadores do Centro e vinculados às linhas de pesquisas em andamento.

Conheça a seguir um pouco  mais de cada um deles e acesse clicando nos links correspondentes.

Como têm sido avaliados presidentes e governadores de acordo com pesquisas do Ibope e do Datafolha?

O CEM/Cepid desenvolveu uma plataforma utilizando bases de dados obtidas em  pesquisas de opinião por dois institutos especializados: Ibope (Avaliação e Aprovação) e Datafolha (Avaliação). A finalidade é apresentar resultados dessas pesquisas de opinião tornando disponível de forma aberta, a pesquisadores e interessados em geral, as informações trazidas por pesquisas de opinião desses dois institutos de pesquisa: Ibope e Datafolha. O interativo foi atualizado até 2016. O link direto é este: http://centrodametropole.org.br/avaliacao

Simulador na web sobre cenários do financiamento a desenhos de igualdade na educação no Brasil

O CEM/Cepid apresenta um simulador na web por meio do qual são fornecidas informações para gestores e formuladores de políticas públicas, fazendo uso de simulações do financiamento à política de educação que podem ser realizados on line. Além da ferramenta de simulação, é incorporada documentação de apoio. A ferramenta foi elaborada no âmbito do projeto de pós-doutorado no CEM/Cepid do pesquisador Davoud Taghawi-Nejad. Acesso por aqui:  http:/www.centrodametropole.org.br/fundeb

Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) disponibiliza aplicativo sobre Escolas

A plataforma, de livre acesso, localiza no mapa qualquer escola de interesse para ter informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações e as condições sócio-econômicas dos alunos. A ferramenta é totalmente on line e foi formulada para se conheçam muitos aspectos ligados às escolas da cidade. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação. Veja mais sobre o projeto aqui: http://centrodametropole.org.br/escolas/