Sob nova direção

Professora Marta Arretche assume como diretora do Centro de Estudos da Metrópole e planeja intensificar internacionalização.

O Centro de Estudos da Metrópole tem mudanças na sua direção: Marta Arretche, professora livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP, assumiu o posto em substituição a Eduardo Marques, que estava à frente da instituição desde 2004. O Centro é um Cepid (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) da Fapesp desde 2000 e neste ano se tornou também um INCT (Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia) do CNPq.

Marques seguirá nos quadros do CEM, onde coordena pesquisas sobre redes sociais e ocupa assento no Conselho Diretor. "Permaneço entusiasticamente à disposição da nova direção para toda a ajuda necessária", afirmou na mensagem em que comunicou a passagem de cargo. O pesquisador, também livre-docente da Universidade de São Paulo, havia sucedido Argelina Figueiredo, que dirigiu o CEM de sua criação até 2004.

Marta Arretche era coordenadora de Pesquisa do CEM – posto que inicialmente irá acumular – e voltou há poucos meses de período como visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. Suas principais áreas de pesquisa incluem a análise comparada dos Estados federativos e o estudo comparativo dos sistemas de proteção social.

A nova diretora assume com a proposta de continuar o trabalho de Marques, centrado na consolidação do CEM como uma das referências nacionais sobre temas urbanos e como interlocutor privilegiado da produção internacional da área.