Aconteceu no CEM o Seminário de Marco Oberti (Science Po/Paris) “School choice and urban segregation in Paris suburbs”

O professor Marco Oberti realizou uma exposição sobre as suas pesquisas quantitativas e qualitativas referentes ao modelo francês de integração para a área de educação no seminário “School choice and urban segregation in Paris suburbs” (escolha de escolas e segregação urbana nos subúrbios de Paris).

Em sua apresentação, Oberti declarou o seu interesse na abordagem feita sobre o tema no Brasil e destacou a importância alcançada na França da questão das políticas relativas à escolha de estabelecimentos de ensino com base no distrito (ações afirmativas), por ocasião das últimas eleições presidenciais. Por meio do resultado de suas pesquisas realizou uma abordagem crítica das políticas públicas naquele país, considerado por muitos um modelo quanto à questão da “mescla social”.

Alguns dos principais resultados de seus estudos relacionam-se aos efeitos das políticas de acesso à escola pública com base em distritos, tendo destacado que para as classes médias altas francesas a “mescla social” é considerada uma boa dimensão desde que não crie problemas na escola. Práticas como evitar a escolha de escolas locais não ocorrem somente para fugir da “mescla social” (com imigrantes e classes trabalhadoras), mas também pela lógica da busca da excelência no ensino.

Os limites dessa política envolvem questões relacionadas à regulação das solicitações (algumas escolas são muito procuradas em oposição a outras), o declínio das escolas formais comuns, a informação para famílias em situação desfavorável, a visão estratégica da escolha da escola, o valor do espaço local e da vizinhança, o apoio para a mobilidade e a etnicidade reforçada e a estigmatização que ocorre em algumas escolas.

As conclusões de suas pesquisas alertam para a importância de avaliar os resultados das ações afirmativas e das discussões sobre o tema, bem como o perigo de utilizar na França aquilo que é aplicado nos EUA, relativo a raça e etnicidade.

O local do evento foi o CEM/Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo.