Prêmio Jabuti 2010

Obra organizada por Nadya Guimarães, diretora do INCT CEM, e co-autoras ganha o Jabuti na categoria Economia e Negócios

O livro “Trabalho flexível, empregos precários? Uma comparação Brasil, França, Japão”, organizado por Nadya Araújo Guimarães, Helena Hirata e Kurumi Sugita, venceu o prêmio Jabuti 2010 na categoria Economia, Administração e Negócios. A sociológa Nadya Guimarães é diretora do INCT CEM (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Centro de Estudos da Metrópole) e professora da Universidade de São Paulo.

O resultado dessa fase do prêmio foi anunciado no dia 1º de outubro. Cada obra vencedora receberá R$ 3.000. A cerimônia de premiação acontece no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo, quando será anunciado o melhor livro do ano de ficção e o melhor livro do ano de não-ficção. O vencedor do prêmio máximo em cada uma das duas categorias receberá uma estatueta dourada e mais R$ 30 mil. Para conhecer mais detalhes sobre a premiação, clique aqui.

A obra da pesquisadora do CEM é uma coletânea de textos, resultado do Colóquio internacional “Novas formas do trabalho e do desemprego: Brasil, Japão e França numa perspectiva comparada”, e foi publicada pela Editora Edusp. O livro traz textos de onze autores relativos aos três países, apresentando uma abordagem comparativa entre os mercados de trabalho. As contribuições teóricas dividem-se em duas partes: na primeira a dinâmica econômica e o mercado de trabalho é o foco da análise; a segunda privilegia o relato de experiências relacionadas ao trabalho precário e ao desemprego duradouro.

A professora Nadya Araújo Guimarães é doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autônoma do México e professora do Departamento de Sociologia da USP, onde coordena a pós-graduação. No CEM, Nadya está à frente de um projeto de pesquisa e já foi coordenadora de Pesquisa, além de atualmente dirigir o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

A professora Helena Sumiko Hirata tem doutorado em Sociologia Política pela Universite de Paris VIII. Atualmente é directrice de recherche (DR 2) do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) no laboratorio GTM (Genre, Travail, Mobilités) associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre e pesquisadora convidada do projeto desenvolvido pelo CEM/CEPID de outubro de 2009 a outubro de 2010.

A professora Kurumi Sugita possui Doutorado em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é coordenadora de Pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique.