Série de Seminários - As dinâmicas de raça e classe em contextos de inclusão
Em sua exposição, a pesquisadora Marcia Lima (CEM/CEBRAP/USP) expôs sobre resultados parciais da pesquisa que desenvolve: "As dinâmicas de raça e classe em contextos de inclusão". Destacou: a agenda de pesquisa, problemas de inclusão, a convergência entre as agendas de pesquisa CEM/INCT, ESRC (Economic and Social Research Council) e Fundação Ford, inclusive os achados iniciais.
O objetivo inicial da pesquisa envolve elucidar as potencialidades analíticas da variável “raça” nas análises dos fenômenos de produção e reprodução da pobreza e desigualdade.
A análise leva em consideração dois contextos, marcados pelo alto grau de pobreza e segregação e espacial, na Cidade Tiradentes (São Paulo) e Bairro da Paz (Salvador) e o efeito da variável raça.
Em sua apresentação, a pesquisadora abordou, entre os outros pontos, alguns dos achados iniciais da equipe de pesquisa, que revelam como dados gerais descritivos importantes os primeiros efeitos das políticas de inclusão, construídas num cenário de desigualdades. Destacando como exemplo, que as escolhas tendem a dialogar com as políticas públicas.
Diante das mudanças promovidas pelas políticas busca-se investigar mais sobre essas características, que apontam inicialmente que “o sistema está conseguindo mais reter as pessoas no ensino do que incluir novas, em todos os anos de estudo.”
O Seminário aconteceu no CEM/ CEBRAP, rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo.