Seminário na USP - política e violência nas periferias da cidade de São Paulo

No dia 22 de setembro, Gabriel Feltran apresentou um seminário sobre política e violência nas periferias da cidade de São Paulo.

O professor da UFSCAR e pesquisador do CEM, Gabriel Feltran, realizou em 22 de setembro o seminário “O Estado na margem: políticas sociais e 'mundo do crime' nas periferias de São Paulo”.

A exposição foi centrada em suas pesquisas sobre as periferias de São Paulo, em especial aquela que resultou em sua tese de doutorado (2008) e que gerou o livro “Fronteiras de Tensão”, a ser lançado em breve.

Em sua conferência, o pesquisador passou por três momentos em sua abordagem, ressaltando que não se pode pensar no mundo do crime como relativo a excluídos do Estado. Apontou que as periferias devem ser consideradas uma arena de produção simbólica, mercados ilícitos e instâncias de poder, ou seja, todo um conjunto de relações sociais.

Abordou de forma detalhada as transformações nas periferias na cidade de São Paulo, desde os anos 1960. Realizou ainda, uma análise detalhada a história da organização PCC, que considera um ator legitimado por enunciado mais geral.

O seminário aconteceu na FFLCH, no prédio da Ciências Sociais, na USP e foi organizado pelo Centro de Estudos da Metrópole e pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.