Os dados apresentados nesta página ilustram as capacidades analíticas que podem ser extraídas a partir das bases de dados sobre educação construídas pelo CEM. Aqui estamos demonstrando alguns indicadores de educação para o município de São Paulo distribuídos pelo tempo e também pelo espaço. Contudo, as bases do CEM contém muitos outros dados de extrema relevância para estudos sobre o sistema educacional não apenas da cidade de São Paulo, mas para toda a região metropolitana. Para fazer o download destas bases e conhecê-las mais a fundo, acesse a área de Transferência de Dados > Download de Dados > Base Cartográfica Digital Georreferenciada das Escolas da RMSP.
Este gráfico mostra a evolução das médias de avaliações escolares para as escolas do Município de São Paulo entre 2005 e 2019 para o IDEB e Saeb, e entre 2015 e 2019 para o Enem.
Indicador de Desempenho Escolar
O gráfico selecionado apresenta as médias dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na proficiência em Matemática para o Município de São Paulo. As médias foram obtidas a partir do cálculo da média simples das notas dos participantes que declararam estarem concluindo o Ensino Médio no ano do exame em escolas do município de São Paulo. As bases utilizadas para este cálculo foram os microdados do Enem disponibilizados pelo Inep em seu portal web. É importante salientar que o método de cálculo dessas médias diferem do método adotado pelo Inep na coleção de dados Enem por Escola , descontinuado após o ano de 2015. O Enem é um exame de caráter nacional sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e realizado anualmente em todo o país. Além da avaliação da proficiência em Matemática, a avaliação do exame também inclui as áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Como a partir de 2009 o ENEM passou a adotar o TRI (Teoria de Resposta ao Item), a escala das notas varia de 0 a aproximadamente 1000 pontos, porém não há como definir um máximo para este método. Como um instrumento referencial, disponibilizamos mais abaixo nesta página um gráfico de notas de corte do SiSU, principal forma de utilização da nota do Enem para ingresso na universidade pública.
O gráfico selecionado apresenta as médias dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medida sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O IDEB mede, ao mesmo tempo, o desempenho escolar (qualidade do ensino e aprendizagem) e o “fluxo” dos alunos ao longo do sistema de ensino (quanto menos repetências e abandonos, melhor o fluxo). O IDEB varia de 0 a 10. Para os “anos finais” do Ensino Fundamental, o IDEB refere-se ao desempenho e fluxo dos alunos que chegaram até o 9º ano – final do segundo ciclo (antigamente chamado Ginásio). A meta do Brasil é que até o ano 2022 tenhamos uma média nacional de 6 na escala do IDEB.
O gráfico selecionado apresenta as médias das notas do Saeb padronizadas (constituídas pelas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática). O Saeb, anteriormente conhecido como Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), é realizado bienalmente pelo Inep/Ministério da Educação, em todo o Brasil. A prova de Matemática avalia conhecimentos e capacidades de raciocínio prático, relacionados com o contexto da vida do aluno. Já a prova de Língua Portuguesa avalia a capacidade dos estudantes em apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. As notas das provas para os anos finais são o resultado da avaliação dos estudantes que estavam no 9º ano do ensino fundamental (final do segundo ciclo). A nota da escola é a média da nota de seus alunos. As notas vão de 0 a 10. A Prova Brasil não tem a intenção de avaliar os estudantes. As notas são conferidas às escolas, redes (municipal, estadual e federal) e sistemas (público e privado) e também são parte integrante do cálculo do IDEB.
Dimensão
Neste gráfico, as médias das avaliações estão divididas pela dimensão Tipo de Dependência Administrativa. Ou seja, as médias apresentadas estão agrupadas pelo âmbito da subordinação administrativa das escolas que compõe o cálculo das médias, podendo ter os seguintes valores: Privada, Municipal, Estadual e Federal. Conforme a Constituição Federal , por lei, a Educação Infantil e o primeiro ciclo do Ensino Fundamental são de responsabilidade prioritária do governo municipal. Já o governo estadual tem, por lei, sob sua responsabilidade prioritária o segundo ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Neste gráfico, as médias das avaliações estão divididas pela dimensão Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), medida desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A classificação das escolas que constituem este gráfico foi obtida através da média de seus respectivos Inse entre os anos 2011 e 2013. Este indicador, visa situar o público atendido pela escola em um estrato social, apontando o padrão de vida referente a cada um de seus níveis ou estratos. Esse indicador é calculado a partir do nível de escolaridade dos pais e da posse de bens e contratação deserviços pela família dos alunos. Por meio de uma análise cluster (K-means), o Inse foi classificado em 7 diferentes níveis de uma escala. A escala deste indicador consiste nos seguintes valores: Muito Baixo, Baixo, Médio Baixo, Médio, Médio Alto, Alto e Muito Alto. Contudo, para a base utilizada, não há dados de escolas com Inse Muito Baixo. Mais informações sobre o Indicador e sua metodologia podem ser encontradas nesta nota técnica do INEP.
Notas de Corte
O gráfico acima mostra a evolução das notas de corte para o ingresso nos cursos especificados através do SiSU. O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma web do Ministério da Educação (MEC) onde estudantes que fizeram o útimo Enem do respectivo período podem se aplicar para vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados para as vagas de acordo com sua nota no Exame do Enem, sendo a nota de corte do curso a menor nota para o candidato ficar entre os selecionados. Esta nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Neste gráfico, apresentamos as médias de notas de corte (sem filtro de modalidade) para os seguintes cursos: Biologia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, História, Letras e Medicina. Os dados foram obtidos a partir do Repositório de Arquivos do MEC, disponível em: http://ramec.mec.gov.br/sisu-sistema-de-selecao-unificada