Curso O quê produz a violência (de 18/8/2017 a 17/11/2017)
Curso fruto de parceria do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e do Conselho Britânico e o Coletivo Rebento, em parceria com Goldsmith College - University of London, King’s College London, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-MX) e Colégio de Michoacán (Colmich-MX), Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes Mônica Paião Trevisan, Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes São Carlos (CEDEDICA-São Carlos), Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS).
Este curso parte da seguinte constatação: há um descompasso entre o que dizem as pesquisas recentes sobre as causas da violência na América Latina e as formas pelas quais os governos têm procurado combatê-la.
De um lado, as pesquisas apontam para a globalização de mercados ilegais - armas, drogas, contrabando, veículos roubados – e para a ineficiência das políticas locais de ncarceramento e punição dos operadores baixos desses mercados. Há três décadas sendo implementadas implementadas, essas políticas não ofertam sensação de segurança ao cidadão. Ao contrário, sentimo-nos cada vez mais inseguros.
Ainda assim, os governos seguem investindo cada vez mais na punição e no encarceramento massivo, na militarização e nas estratégias de guerra ao crime e às drogas, que aumentam o conflito social e urbano. O discurso penal tem cada vez mais espaço nos debates públicos, enquanto as facções e grupos criminais se profissionalizam e se conectam internacionalmente.
Videos produzidos no âmbito do curso:
Institucional. O curso O que produz a violência? pretende qualificar a compreensão das causas da violência na América Latina a partir da troca de experiências entre pesquisadores e profissionais diretamente vinculados a esse debate, incluindo representantes do executivo, legislativo, sistemas de justiça e de proteção social, segurança pública e privada, movimentos sociais, jornalistas, sociedade civil, educadores, profissionais da saúde e assistência, entre outros. Os videos foram produzidos em parceria pelo Coletivo Rebento.
- [O que produz a violência?] Fala Povo. Este é o primeiro de uma série de sete vídeos produzidos para o projeto Tackling Violence | Repensando a Violência na América Latina busca promover um entendimento mais aprofundado das causas da violência, junto ao público em geral e agentes envolvidos, promovendo práticas institucionais inovadoras e estratégias mais eficazes no seu enfrentamento. Para isso, pretende disseminar trabalhos acadêmicos relevantes bem como ouvir aqueles mais diretamente afetados pela violência. (setembro/2017)
- [O que produz a violência?] Violência, fronteiras e globalização. Este é o segundo da série de vídeos produzidos para o projeto.
- [O que produz a violência?] Tráfico de drogas - O tráfico de drogas se estrutura em quatro etapas: produção, transporte, venda e consumo. No terceiro vídeo da série "O que produz a violência?", especialistas explicam a rota de uma dessas drogas: a cocaína.
- [Violência e Sistemas de Proteção] O que produz a violência? O termo violência de Estado normalmente é associado a repressão policial, mas será que essa é a única faceta desse fenômeno? Não existem outras formas mais ou menos invisíveis que também são uma forma de violência? A realidade de precarização dos serviços públicos dá algumas pistas.
- [Encarceramento e Militarização] Solução para a Violência?
- Boas Práticas: NAI (Núcleo de Atendimento Integrado)
- Boas Práticas: CEDECA Sapopemba
Para saber mais sobre todas as atividades, proposta locais e demais informações baixe o livreto on line.
O caderno de resumos também está disponível, clique aqui para baixar