1.1    Indicadores selecionados para o modelo de avaliação de resultados

O Governo do estado de Mato Grosso, tal como outros Estados brasileiros, tem conferido grande prioridade de gasto à política de segurança pública, assim como estabeleceu metas e ações que tornam possível que uma avaliação desta política examine a consecução dos objetivos propostos.

Além disto, um modelo de avaliação deve mensurar resultados que possam ser afetados pela ação dos avaliados, não sendo razoável, portanto, avaliar dimensões que sejam externas às ações executadas pelo agente sob avaliação. Estas razões autorizam que a avaliação da segurança no estado de Mato Grosso concentre-se na política do governo do estado.

Os indicadores selecionados para avaliar os fenômenos da vitimização e da criminalidade em distintas regiões do Estado e compor o painel de resultados são os seguintes:

* Taxa de violência letal intencional (2009 e 2010)

* Taxa de violência letal não intencional no trânsito (2009 e 2010)

* Taxa de crimes contra o patrimônio - exceto veículos (2009 e 2010)

* Taxa de crimes contra o patrimônio – veículos (2009 e 2010)

* Taxa de homicídio de mulheres (2009 e 2010)

* Taxa de homicídio de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos (2009 e 2010)

* Taxa de homicídio de jovens de 19 a 29 anos (2009 e 2010)

Foram incluídos indicadores de vitimização para a população total (a exemplo da violência letal intencional) e também alguns referidos a grupos demográficos específicos, a fim de compreender o risco de vitimização nestes grupos. O quadro 1, a seguir, apresenta informações detalhadas sobre cada um dos indicadores do modelo de avaliação. A descrição e fórmula de cálculo de cada indicador e de sua respectiva componente podem ser consultadas no Anexo Metodológico do presente relatório. Como pode ser observado, alguns indicadores estão compostos por mais de uma componente.

A descrição de cada indicador e seu método de cálculo estão apresentadas no Anexo Metodológico.

quadro1.jpg

 

Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap