3.1. Indicador padronizado da Taxa de Violência Letal Intencional 2010 e a Variação da Taxa de Violência Letal Intencional 2009-2010

A análise da taxa de violência letal intencional observa mortes violentas intencionais ocorridas em 2010 e a variação desse indicador em cada região em relação ao ano anterior, ou seja, de 2009 a 2010. Considera o número de mortes para cada 100 mil habitantes e inclui as seguintes ocorrências criminais: homicídio doloso; lesão corporal seguida de morte da vítima e roubo seguido de morte (latrocínio).

A Figura 5, a seguir, apresenta simultaneamente o indicador padronizado da taxa de Violência Letal Intencional em 2010 e a variação da taxa de 2009 a 2010.

Figura 5

Relação ente o Indicador Padronizado da Taxa de Violência Letal Intencional

2010 e a Variação da Taxa de Violência Letal Intencional 2009-2010

figura5_3-1_pt.jpg

Fonte: Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso.

Nota: AGB = Água Boa, AFL = Alta Floresta, BG + AA = Barra do Garças + Alto Araguaia, CAC = Cáceres, C-M = Cuiabá – Município, CVG = Cuiabá e Várzea Grande, DIA = Diamantino, JUI = Juina, PLA = Pontes Lacerda, PAN = Porto Alegre do Norte, RON = Rondonópolis, R-M = Rondonópolis – Município, SIN = Sinop, S-M = Sinop – Município, TDS = Tangará da Serra, V-M = Várzea Grande – Município.

A Tabela 3 e os Mapas 4 e 5 apresentam um resumo dos resultados obtidos para o indicador associado à violência letal intencional.

As regionais que apresentam a situação mais crítica nos níveis da taxa de violência letal intencional e na variação do indicador se localizam no quadrante superior à direita do gráfico de dispersão. As regionais de Várzea Grande-Município e Porto Alegre do Norte eram as que apresentavam os piores níveis no indicador padronizado em 2010, ou seja, taxas de violência letal intencional muito elevadas, como se observa na Tabela 3 e no mapa 4.

Outras regiões apresentavam uma situação crítica em função dos altos níveis da variação da taxa do indicador e da situação “ruim” ou “regular” registrada no indicador. É o caso das regionais de Tangará da Serra, Rondonópolis-Município e Sinop-Município. A situação dessas regiões na variação da taxa de violência letal intencional pode ser observada no Mapa 5.

Também é importante destacar a situação da regional de Água Boa que, apesar de apresentar um desempenho “bom-regular” na taxa, registou um aumento neste indicador de 2009 para 2010.

Em termos de diminuição das taxas, a regional de Juina destaca-se no quadrante superior esquerdo do gráfico de dispersão. Sua posição parece denotar um esforço daquela regional em diminuir a elevada taxa de violência letal intencional que ainda apresentava em 2010.

Por fim, cabe destacar as regionais que apresentam uma quadro relativamente mais satisfatório, combinando baixos níveis do indicador e uma melhora nas taxas de 2009 para 2010, a saber: a região agregada de Barra do Garças e Alto Araguaia (que apresentou uma expressiva diminuição na taxa), Alta Floresta, Sinop e Cáceres.

tabela3_3-1_pt.jpg

Mapa 4

Indicador Padronizado da Taxa de Violência Letal Intencional 2010

mapa4.jpg

Nota: Baixo = Até 0,2; Médio Baixo = Mais de 0,2 a 0,4; Médio = Mais de 0,4 a 0,6; Médio Alto = Mais de 0,6 a 0,8; Alto = Mais de 0,8.

Mapa 5

Indicador Padronizado da Variação da Taxa de Violência Letal Intencional 2009-2010