3.5. Indicador padronizado Taxa de Violência Letal Não Intencional no Trânsito 2010 e a Variação da Taxa de Violência Letal Não Intencional no Trânsito 2009-2010

A análise do indicador observa o risco de mortes decorrentes de acidentes de trânsito ocorridas em 2010 e a variação desse indicador em cada região em relação ao anterior, ou seja, de 2009 a 2010. Considera o número de mortes para cada 100 mil habitantes e inclui homicídios culposos de trânsito e morte acidental de trânsito.

A Figura 9, a seguir, apresenta a localização das regionais do diagnóstico segundo o indicador padronizado da taxa de 2010 e a variação da taxa de 2009 a 2010.

As regionais que apresentam a situação mais crítica nos níveis da taxa de violência letal não intencional no trânsito e na variação deste indicador se localizam no quadrante superior à direita do gráfico de dispersão. Neste grupo, mais crítico, encontram-se as regionais de Cuiabá e Várzea Grande, Pontes Lacerda e Tangará da Serra. A situação mais preocupante em relação às mortes decorrentes em acidentes de trânsito é a da regional de Cuiabá e Várzea Grande, que apresentou a taxa mais elevada do estado em 2010 e um aumento expressivo deste indicador de 2009 para 2010, como se observa na Tabela 7. A regional de Pontes Lacerda, embora apresente um nível “médio-alto” do indicador em 2010, também se encontra em uma situação delicada, pois demonstrou um aumento elevado para esta taxa de 2009 para 2010.

A regional de Diamantino também registrou elevados níveis de violência letal no trânsito - apresentava, em 2010, a segunda pior situação do estado. Entretanto, de 2009 para 2010, este indicador permaneceu praticamente inalterado nesta região, conforme se observa na Tabela 7.

Figura 9

Relação ente o Indicador Padronizado da Taxa de Violência Letal Não Intencional no Trânsito 2010 e a Variação da Taxa de Violência Letal Não Intencional no Trânsito 2009-2010

figura9.jpg

Fonte: Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso.

Nota: AGB = Água Boa, AFL = Alta Floresta, BG + AA = Barra do Garças + Alto Araguaia, CAC = Cáceres, C-M = Cuiabá – Município, CVG = Cuiabá e Várzea Grande, DIA = Diamantino, JUI = Juina, PLA = Pontes Lacerda, PAN = Porto Alegre do Norte, RON = Rondonópolis, R-M = Rondonópolis – Município, SIN = Sinop, S-M = Sinop – Município, TDS = Tangará da Serra, V-M = Várzea Grande – Município

As regionais de Tangará da Serra e Porto Alegre do Norte apresentam situação preocupante. Localizadas no centro-direito do gráfico de dispersão acima, demonstraram alto crescimento das mortes no trânsito entre 2009 e 2010, além de registrarem, em 2010, níveis pouco satisfatórios no indicador padronizado da taxa.

Observa-se, diferentemente, que regiões que tinham níveis ruins ou pouco satisfatórios nessa taxa e melhoraram essa situação de 2009 para 2010. Como se observa na Figura 9 (quadrante superior à esquerda), as regionais de Barra do Garças e Alto Araguaia e de Rondonópolis-Município encontram-se nesta situação. Sua posição parece revelar um esforço daquelas regiões em diminuir taxas altas ou pouco satisfatórias de violência no trânsito observadas no período em tela.

Por fim, cabe destacar as regionais que apresentam um quadro relativamente mais satisfatório, combinando baixos níveis do indicador e uma melhora considerável nas taxas de 2009 para 2010, a saber: as regionais de Cuiabá-Município, Várzea Grande-Município e Cáceres. Destaca-se a situação do município de Cuiabá que, como se observa na Tabela 7, teve forte queda na taxa de mortes no trânsito e mantinha níveis baixos em 2010. A região de Cáceres também mostrou, no período analisado, uma queda acentuada nessa taxa.

A síntese dos resultados obtidos para o indicador encontra-se na Tabela 7 e nos Mapas 12 e 13, a seguir.

tabela7.jpg

Mapa 12

mapa12.jpg

Nota: Baixo = Até 0,2; Médio Baixo = Mais de 0,2 a 0,4; Médio = Mais de 0,4 a 0,6; Médio Alto = Mais de 0,6 a 0,8; Alto = Mais de 0,8