3.6. Indicador Padronizado da Taxa de Crimes Contra o Patrimônio (Veículos) 2010 e a Variação da Taxa de Crimes contra o Patrimônio (Veículos) 2009-2010
O indicador observa os crimes contra o patrimônio com e sem emprego de violência e/ou ameaça, especificamente de veículos, ocorridos em 2010 e a variação desse indicador em cada região em relação ao anterior, ou seja, de 2009 a 2010. Considera o número de ocorrências criminais para cada 100 mil veículos e inclui roubo (subtração de coisa alheia móvel com emprego de violência e/ou ameaça) e furto (subtração de coisa alheia móvel sem emprego de violência e/ou ameaça) de veículos.
A Figura 10, a seguir, apresenta a localização das regionais do diagnóstico segundo o indicador padronizado da taxa de 2010 e a variação da taxa de 2009 a 2010.
De modo geral, observa-se que esse indicador é o que apresenta, entre 2009 e 2010, a maior redução para todas as regionais do estado de Mato Grosso. Em outras palavras, o aumento desse tipo de criminalidade se registrou em regiões ou contextos específicos no estado de Mato Grosso. No período em tela, foram registrados aumentos nas taxas de crimes contra o patrimônio-veículos apenas nas seguintes regionais: Várzea Grande-Município (principalmente), Porto Alegre do Norte, Juína e Diamantino.
Os níveis mais críticos de furtos e roubos de veículos em 2010 observaram-se nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande-Município, localizados no quadrante superior à direita e na posição centro-superior do gráfico de dispersão. O município de Várzea Grande combina um alto nível deste indicador (a mais alta taxa em 2010) com um intenso aumento desse tipo de crime (maior variação da taxa de 2009 e 2010). Já o município de Cuiabá apresentou um valor alto desta taxa em 2010 e uma ligeira redução neste indicador no período analisado.
As regionais de Juína e Porto Alegre do Norte apresentavam níveis pouco satisfatórios do indicador em 2010 e um crescimento “alto-médio” da criminalidade de 2009 para 2010. A situação dessas regionais pode ser melhor visualizada nos Mapas 14 e 15. O quadro dessas regiões mostra-se preocupante, pois caso esta tendência não se altere nos próximos anos, a situação da criminalidade no que tange ao roubo e furto de veículos pode se tornar crítica.
Figura 10
Relação ente o Indicador Padronizado da Taxa de Crimes Contra o Patrimônio (Veículos) 2010 e a Variação da Taxa de Crimes contra o Patrimônio (Veículos) 2009-2010
Fonte: Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso.
Nota: AGB = Água Boa, AFL = Alta Floresta, BG + AA = Barra do Garças + Alto Araguaia, CAC = Cáceres, C-M = Cuiabá – Município, CVG = Cuiabá e Várzea Grande, DIA = Diamantino, JUI = Juina, PLA = Pontes Lacerda, PAN = Porto Alegre do Norte, RON = Rondonópolis, R-M = Rondonópolis – Município, SIN = Sinop, S-M = Sinop – Município, TDS = Tangará da Serra, V-M = Várzea Grande – Município.
Por fim, observa-se duas regionais que apresentaram baixos níveis do indicador em 2010 concomitante a uma grande redução da presente taxa entre 2009 e 2010. Tratam-se das regionais de Cuiabá e Várzea Grande (que excluem os grandes municípios) e de Cáceres.
A síntese dos resultados obtidos para o indicador encontra-se na Tabela 8 e nos Mapas 14 e 15, a seguir.
Mapa 14
Indicador Padronizado da Taxa de Crimes Contra o Patrimônio - Veículos 2010
Nota: Baixo = Até 0,2; Médio Baixo = Mais de 0,2 a 0,4; Médio = Mais de 0,4 a 0,6; Médio Alto = Mais de 0,6 a 0,8; Alto = Mais de 0,8.
Mapa 15
Indicador Padronizado da Variação da Taxa de Crimes Contra o Patrimônio - Veículos 2009-2010
Nota: Baixo = Até 0,2; Médio Baixo = Mais de 0,2 a 0,4; Médio = Mais de 0,4 a 0,6; Médio Alto = Mais de 0,6 a 0,8; Alto = Mais de 0,8.