DESCRIÇÃO

A publicação, impressa originalmente como volume 19 da ISS Research Series (fevereiro de 2006), série de livros editada pelo Institut of Social Sciences (ISS) da Universidade de Tóquio, apresenta resultados de uma pesquisa de fôlego sobre o desemprego e os desempregados, envolvendo pesquisadores brasileiros associados ao CEM e parceiros de outras instituições nacionais e estrangeiras. Organizado por Kazutoshi Kase (ISS, Japão) e Kurumi Sugita (IAO, França), o volume traz artigos de Nadya Araujo Guimarães e Paula Montagner (CEM), Kurumi Sugita, Didier Demazière e Helena Hirata (do CNRS) e Maria-Teresa Pignoni (do Ministério do Trabalho da França), membros da equipe do projeto. Dois outros reconhecidos pesquisadores japoneses se integram ao volume, refletindo sobre as políticas públicas de desemprego: Tamiko Tsuru (Universidade Japonesa das Mulheres de Hiroshima) e Kazutoshi Kase (ISS).

A obra compara trajetórias e percepções sobre o desemprego em São Paulo, Paris e Tóquio. O estudo foi conduzido entre os anos 2001 e 2004 com o intuito de compreender de que maneira as transformações na dinâmica de desenvolvimento capitalista atingiram as formas de regulação dos mercados locais de trabalho, afetando o modo de institucionalização dos sistemas de emprego e as representações sobre o trabalho e o desemprego. Dimensões institucionais e individuais, estruturais e subjetivas se entrelaçam na teia do desemprego na economia global.

Os países analisados representam situações emblemáticas. Na França, um amplo sistema público de bem-estar social se consolidou especialmente a partir do pós-guerra; no Japão, o regime de proteção se ancorava no setor privado, estruturado em torno do chamado “sistema de emprego vitalício”; no Brasil, o apoio ao desempregado se estabeleceu nos anos 90, com alcance relativamente restrito num contexto de flexibilização crescente do mercado de trabalho.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

.....
KAZE, Kazutoshi, SUGITA, Kurumi
Título The Unemployed and Unemployment in an International Perspective: Comparative Studies of Japan, France and Brazil
Ano de Publicação
Citação

KAZE, Kazutoshi;SUGITA, Kurumi (Org.). The Unemployed and Unemployment in an International Perspective: Comparative Studies of Japan, France and Brazil. University of Tokyo, Social Sciences Institute, 2006.

Anexos Clique aqui