DESCRIÇÃO
Este livro busca compreender como jovens (entre 16 e 18 anos) na metrópole paulistana representam e vivenciam a transição entre escola e trabalho e os processos de qualificação pelos quais passam ou passaram. A análise permitiu chegar a sete configurações discursivas, cuja discussão ilustra a pluralidade de sentidos e de experiências da transição. Apesar dessa pluralidade, e embora a família - seja a de origem ou a constituída - ocupe um lugar central, a transição da escola ao trabalho aparece nos discursos inserida no processo maior, tenso, de transição à vida adulta, de construção de qualificação e de identidade, de anseio por reconhecimento.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS |
|
RESENHAS
...
Ficha Técnica | |
Autor |
TARTUCE, Gisela L. B. P.
|
Título | Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções |
Ano de Publicação |
2010
|
Citação |
TARTUCE, Gisela L. B. P. Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções. São Paulo: Annablume e Fapesp, 2010. (Trabalho & Contemporaneidade). |