DESCRIÇÃO

Este trabalho representa uma atualização, com base nos dados do Censo Demográfico 2010, do Atlas Baixada Santista: diversidades socioespaciais, produzido em 2007 pelo Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de dados dos Censos 1980, 1991 e 2000. Trata-se, assim, de um trabalho de sistematização e espacialização de dados sociodemográficos, com o objetivo de evidenciar a diversidade presente na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), visando o melhor entendimento dos processos sociais e demográficos e, principalmente, de alguns dos principais problemas e/ou carências que afligem a população regional.

Assim, sua concepção teve como referência as características de uma região metropolitana, tais como a fluidez territorial e as complementaridades e contiguidades socioespaciais. Portanto, a despeito da importância das divisões administrativas municipais — obviamente não negligenciadas —, considera-se fundamental que o “olhar metropolitano” seja central para um diagnóstico que busque a identificação e solução dos problemas relativos ao ordenamento territorial e à elaboração e eficaz aplicação de políticas públicas voltadas para a garantia da qualidade de vida da população, em especial a de mais baixa renda.

O conjunto de mapas e tabelas apresentado neste volume visa ilustrar algumas das dimensões sociodemográficas mais relevantes para que, a partir de sua leitura e observação, o leitor possa ter uma boa ideia da diversidade socioespacial existente na RMBS e, quem sabe, dela vislumbrar não apenas aprofundamentos, mas, sobretudo, novas questões que mereçam ser investigadas e desigualdades que devam ser denunciadas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• Ano: 2017
  • ISBN (eBook): 978-85-65608-44-2
CUNHA, José Marcos Pinto da, FARIA, Luiz Antonio Chaves de
Título Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI
Ano de Publicação
Citação

CUNHA, José Marcos Pinto da;FARIA, Luiz Antonio Chaves de (Org.). Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI. Campinas: Campinas: Librum Editora, 2017, 113p.