Publicado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o livro “Espaços periféricos: política, violência e território nas bordas da cidade” é estruturado em três grandes seções - Estado e Políticas Públicas; Crime e Violência; Transformações Socioespaciais e foi organizado por Mathew Aaron Richmond, Moisés Kopper, Valéria Cristina de Oliveira e Jaqueline Garza Placencia. O diretor do CEM, professor Eduardo Marques, escreveu o capítulo de Introdução da obra.

Suas 270 páginas reúnem uma coletânea de pesquisas, que toma uma determinada referência socioespacial, o distrito de Sapopemba, e olha para ela de diferentes perspectivas. Apesar de a maioria dos estudos terem sido realizados por pesquisadores filiados ao CEM, há também a participação de pesquisadores de outras instituições. Os trabalhos de campo, em grande parte, foram realizados entre 2016 e 2018.

Clique aqui e confira a reportagem completa sobre o livro no canal de notícias do CEM. O sumário do livro está disponível no site da EdUFSCar.

Ficha Técnica
Autor
Mathew Aaron Richmond, Moisés Kopper, Valéria Cristina de Oliveira, Jaqueline Garza Placencia
Título Espaços periféricos: política, violência e território nas bordas da cidade
Ano de Publicação
2020
Citação

RICHMOND, Matthew Aaron. KOPPER, Moisés. OLIVEIRA, Valéria Cristina de. PLACENCIA, Jaqueline Garza. Espaços periféricos: política, violência e território nas bordas da cidade. São Carlos: EdUFSCar, 2021. 270 p.

voltar para livros
Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap