CEM integra grupo de pesquisa da USP sobre Covid-19

Iniciativa articula rede de pesquisa solidária com o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas.

Janaína Simões, com informações do Jornal da USP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) se uniram em projeto de rede de pesquisa solidária, com o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas do governo para o enfrentamento da crise do coronavírus. O projeto “Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade” é uma iniciativa de pesquisadores para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas dos governos nos diferentes níveis de atuação. O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) é um dos integrantes da rede.

Pensando na dimensão do desafio, pesquisadores começaram a reunir especialistas de várias áreas, como humanas, medicina, engenharia e estatística, a fim de “avaliar a qualidade daquilo que é feito pelo setor público para pessoas que estão enfrentando dificuldades, seja no âmbito da saúde, da economia e, agora, para entender o que o mundo da política conta para nós”, explicou um dos coordenadores do projeto da rede solidária, o professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Glauco Arbix, ao Jornal da USP. 

A rede está divulgando as pesquisas em andamento em boletins semanais, elaborados com base em fatos e dados coletados e trabalhados por indicadores, com ferramentas avançadas a que os pesquisadores têm acesso, com o objetivo de oferecer subsídios baseados no conhecimento científico para melhorar a qualidade das políticas públicas. 

Coronavírus

(Imagem de Tumisu por Pixabay) 

O boletim número 2, por exemplo, trouxe resultados de pesquisa realizada por Rogério Jerônimo Barbosa, pós-doutorando do CEM-Cepid/Fapesp, Ian Prates, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Social Accountability International, e Thiago de Oliveira Meireles, doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP). Eles mostram que 75,5 milhões de pessoas, que representam 81% da força de trabalho nacional, experimentam algum tipo de vulnerabilidade em virtude dos efeitos da pandemia do Covid-19. Outros cientistas que já passaram pelo CEM estão inseridos na rede, como Hellen Guicheney, Carolina Requena, Paulo Silva e Sérgio Simoni.

Os pesquisadores do projeto montaram quatro frentes relacionadas à pandemia. A primeira trata do distanciamento e da quarentena, avalizando a questão da saúde pública e os impactos na política fiscal. O segundo é um projeto qualitativo sobre as dificuldades que comunidades deprimidas, do ponto de vista de renda e de salário estão passando, a fim de montar um quadro sobre as necessidades dessa população. 

Já o terceiro é um projeto ligado ao mercado de trabalho para identificar as categorias mais essenciais no Brasil e acompanhar, por exemplo, do ponto de vista da renda, se conseguem trabalhar de casa ou não. A malha de proteção social é o foco do quarto projeto: como os instrumentos, ferramentas e programas que já existiam, como o Bolsa Família, e que estão sendo criados, como o ‘coronavoucher’, auxiliam a população e amenizam o impacto negativo da pandemia. 

Além do CEM-Cepid-Fapesp, apoiam e integram a rede de pesquisa solidária: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Observatório da Inovação, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto de Pesquisas do Hospital Albert Einstein, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG e Centro de Ciência e Tecnologia do Ipea e também as empresas InLoco e The Great Place to Work. 

“A rede solidária congrega grupos de pesquisa que têm contribuído para um melhor conhecimento sobre as dinâmicas relacionadas à pandemia e para o aperfeiçoamento de políticas. Nessa direção, vários pesquisadores do CEM se integraram à inciativa, assim como tem participado de outros esforços de pesquisa e debate público dos problemas da crise do Covid-19”, destaca Eduardo Marques, coordenador do CEM e professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP.

Os cientistas do CEM estão colaborando, ainda, na divulgação científica, escrevendo artigos e concedendo entrevistas junto aos órgãos de imprensa e participando dos “Seminários Online Sobre Covid-19”, promovidos pela professora do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, Lorena Barberia. Veja aqui alguns exemplos:

Webinar “Seminários Online Sobre Covid-19” com Marta Arretche, pesquisadora do CEM-Cepid/Fapesp e professora do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP - “O Papel das Epidemias na Redução da Desigualdade”

Webinar “Seminários Online Sobre Covid-19”com Ursula Peres, pesquisadora do CEM-Cepid/Fapesp e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), e Vilma da Conceição Pinto, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), com a apresentação do tema “A Resposta dos Estados e Municípios à Pandemia e o Financiamento para as Políticas para enfrentar a Covid-19”. 

Pesquisadores apresentam proposta de criação de contribuição social emergencial sobre altas rendas 

A assistência social e a pandemia: contribuições de uma política relegada 

Déficit habitacional é obstáculo para isolamento vertical  

Só ação rápida do governo evitará convulsão social
 
Sua intuição não é suficiente: por que precisamos utilizar pesquisa e avaliação para qualificar políticas e serviços públicos