Chamada de inscrições para Escola de Verão sobre Desigualdades Interdependentes
A primeira Escola de Verão sobre Desigualdades Interdependentes na América Latina será realizada em São Paulo, de 1 a 5 de novembro de 2010, em organização conjunta de desiguALdades.net e CEM (Centro de Estudos da Metrópole). O evento receberá até 30 jovens pesquisadores de diferentes países da América Latina para um programa intensivo de estudos.
Os organizadores
desiguALdades.net é uma rede internacional de pesquisa de caráter interdisciplinar e multiinstitucional sobre desigualdades sociais na América Latina, financiada pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (Bundesministerium für Bildung und Forschung - BMBF), o Instituto para Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim (Lateinamerika-Institut - LAI) e o Instituto Ibero-Americano da Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia (Ibero-Amerikanisches Institut do Stiftung Preussischer Kulturbesitz – IAI).
CEM (Centro de Estudos da Metrópole) é um centro de pesquisa com equipes multidisciplinares, que busca identificar os fatores mais relevantes para explicar as condições de vida na metrópole. Seu foco central é nos mecanismos de reprodução da desigualdade relacionados ao mercado de trabalho, ao Estado, às políticas públicas e à sociabilidade. A pesquisa do CEM tem financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por meio do programa Cepid (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do programa de INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).
Sobre a Escola de Verão
A Escola de Verão sobre Desigualdades Interdependentes na América Latina pretende criar espaço para pesquisadores explorarem os mecanismos pelos quais as desigualdades são produzidas e reproduzidas na América Latina. Dando ênfase na interdependência entre diferentes regiões do mundo, desiguALdades.net visa a superar o nacionalismo metodológico que até aqui tem dominado a pesquisa sobre desigualdades sociais. Essa mudança de paradigma, baseada no foco sistemático na interconectividade transnacional e global crescente, pretende jogar novas luzes nas persistentes desigualdades sociais, econômicas e culturais que têm caracterizado a América Latina ao longo de sua história. Por sua vez, o CEM trabalha com conceitos de pobreza e desigualdade que não se resumem à renda. Diferentes dimensões de privação – como acesso deficiente a empregos e serviços sociais, assim como vínculos sociais frágeis – também condicionam o nível de bem-estar dos indivíduos e grupos. O desafio é desenvolver uma compreensão mais precisa dessas dinâmicas e construir explicações que as inter-relacionem.
A Escola de Verão é pautada por três questões centrais de pesquisa:
1) Em que medida a distribuição de recursos e o acesso a posições sociais valorizadas na América Latina são conformados pelas interdependências globais e transnacionais – além das locais, regionais e nacionais?
2) Em que medida desigualdades forjadas em plano regional criam assimetrias de poder e desigualdades sociais, econômicas e políticas entre indivíduos, comunidades e sociedades? Que tipo de conexões oferecem oportunidades para superar essas desigualdades?
3) Em que medida diferentes dimensões de privação são interconectadas e produzem desvantagens cumulativas ou, por outro lado, abrem espaço para o alívio ou a superação das situações de pobreza e desigualdade? Em que medida o acesso a empregos, a políticas públicas e a vínculos sociais com características específicas contribuem para minimizar ou aprofundar desigualdades?
Atividades previstas
• Aulas, workshops e painéis com especialistas internacionais.
• Debates em torno de papers produzidos pelos participantes, com base em suas pesquisas.
• Leituras interdisciplinares (a realizar, inclusive, previamente aos cursos).
As atividades terão nível compatível com a pós-graduação e serão ministradas em três línguas: português, espanhol e inglês.
Participantes
A Escola de Verão se destina primordialmente a estudantes de Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, que tenham interesse de pesquisa vinculado ao tema das desigualdades em contextos latino-americanos. A participação de pós-doutorandos também é estimulada pela organização.
Atividades extracurriculares
O programa da Escola de Verão inclui ainda:
• Visita de campo a um bairro da periferia de São Paulo, acompanhada por moradores, pesquisadores e membros de associações locais.
• Jantar de despedida.
Pré-requisitos para doutorandos
• Estar matriculado em curso de Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins.
• Formação acadêmica sólida.
• Interesse específico na temática das desigualdades sociais, econômicas e políticas.
• Residir na América Latina.
A organização assume que os candidatos tenham nível avançado nas línguas do evento: inglês, espanhol e/ou português. Não haverá tradução simultânea.
Pré-requisitos para pós-doutorandos
• Ter concluído doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins há menos de 5 anos.
• Formação acadêmica sólida.
• Interesse específico na temática das desigualdades sociais, econômicas e políticas.
• Residir na América Latina.
A organização assume que os candidatos tenham nível avançado nas línguas do evento: inglês, espanhol e/ou português. Não haverá tradução simultânea.
Investimento e deslocamento
A participação na Escola de Verão é gratuita. A organização custeará a acomodação e a alimentação básica de todos os participantes. Os candidatos são estimulados, no entanto, a buscar financiamento para suas despesas com transporte junto às instituições de origem. No caso de insucesso, a organização avaliará a possibilidade de custeio parcial ou total do deslocamento dos selecionados.
Como se inscrever
Os interessados deverão apresentar:
1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (acesse clicando aqui).
2. CV (no formato currículo lattes para brasileiros).
3. Histórico escolar da pós-graduação.
4. Resumo expandido de seu projeto de pesquisa, com descrição de suas relações com os temas da Escola de Verão, com no máximo 1.500 palavras.
5. Duas cartas de recomendação avaliando o mérito do candidato e suas possibilidades de relacionar o aprendizado na Escola de Verão ao desenvolvimento de suas pesquisas.
IMPORTANTE: Todo o material deve ser enviado em versão eletrônica para o e-mail desigualdades@cmetropole.org.br impreterivelmente até o prazo final das inscrições. A documentação referente aos itens 1 a 4 deve ser encaminhada pelo candidato; as duas cartas de recomendação, mencionadas no item 5, devem ser encaminhadas diretamente pelos respectivos autores para a organização, pelo e-mail acima.
A organização assume que os inscritos tenham conhecimentos avançados em português, espanhol e/ou inglês, idiomas nas quais a Escola de Verão será ministrada. Não haverá tradução simultânea durante o evento.
Prazo para inscrição
Toda a documentação necessária para as inscrições deve ser encaminhada, impreterivelmente, até o dia 15 de agosto de 2010.
Maiores informações
Para informações mais detalhadas ou quaisquer dúvidas, por favor consulte os sites:
web.fflch.usp.br/centrodametropole
Ou envie mensagem para:
desigualdades@cmetropole.org.br
Para conhecer o conceito de pesquisa de desigualdades.net, clique aqui.
Conheça os cursos e requisitos da Escola de Verão e acesse o formulário de inscrição:
Chamada de inscrições - Português
Formulário de inscrição - Português