Especial “Mosaico de Olhares” traz depoimentos em vídeo sobre o Centro de Estudos da Metrópole

Iniciativa integra a celebração dos 20 anos de existência do CEM. Novo podcast do Urbanidades também é destaque.

Já está no ar o especial “Mosaico de Olhares”, mais uma iniciativa dentro da programação de eventos que celebram os 20 anos de existência do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp). O Mosaico inclui os depoimentos de quase 40 pesquisadores, em vídeos disponíveis na página do Especial CEM 20 Anos e também no perfil do CEM no Youtube.

Nos depoimentos, atuais e ex-pesquisadores do CEM e parceiros estrangeiros e nacionais  nos contam sobre suas atividades no Centro e da importância do Centro em suas carreiras, compartilham lembranças e destacam algumas importantes contribuições do CEM para a pesquisa em seus campos de estudo.

Outra novidade nas celebrações é o lançamento de um terceiro podcast Urbanidades da série relativa aos  20 Anos do CEM, produzido pela equipe do UrbanData, que é associado ao Centro. O episódio 60 trata do tema “Desigualdades e Políticas Públicas no Brasil: Desafios e Perspectivas de Análise”. Nele, Ursula Peres (EACH-USP/CEM) conversa com com Carlos Costa Ribeiro (IESP-UERJ), Mário Theodoro (UNB) e Marta Arretche (FFLCH-USP/CEM) sobre as diferentes dimensões das desigualdades e sobre as políticas públicas que visam combatê-las.

Já foram divulgados dois outros episódios: o 57 - “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 anos do CEM” e o 59 - “Presente, Passado e Futuro do Campo de Políticas Públicas no Brasil”. Os podcasts podem ser ouvidos em diversas plataformas: clique aqui.

Também está sendo previsto para o final de novembro o seminário “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 Anos de CEM”, em que ocorrerão falas institucionais de parceiros fundamentais para o CEM, como a Fapesp, principal financiador do Centro, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), que são as instituições que sediam o CEM, além de outras autoridades.

Na ocasião serão lançados os últimos três depoimentos do “Mosaico de Olhares” que ainda não estão no ar no momento. Haverá também uma breve apresentação de toda a série de podcasts do Urbanidades produzidas ao longo dos meses.

Sandra Gomes, ex-pesquisadora e ex-coordenadora de transferência do CEM e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentará no seminário um artigo de balanço crítico das atividades do CEM, analisando as contribuições dadas por suas pesquisas sobre o urbano, as desigualdades e demais dinâmicas sociais.

No início de dezembro ocorrerá um segundo seminário, este internacional, em parceria com o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, com participação de Jefferey Sellers, professor do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da University of Southern California. Ele vai falar sobre seu mais recente livro a respeito da governança multinível de políticas públicas, um dos temas de pesquisa do CEM. A programação dos seminários, com datas, horários e participantes, será divulgada futuramente em nosso site, redes sociais e pela nossa newsletter.

Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097