Livro “As Políticas da Política” gera debate online entre pesquisadores

Artigos sobre a obra foram publicados no site da Folha de S. Paulo e em blog do IBRE-FGV.

Lançado recentemente pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e Editora Unesp, o livro “As Políticas da Política: Desigualdades e Inclusão nos Governos PSDB e PT” foi tema de debate virtual entre os organizadores, Marta Arretche, pesquisadora do CEM, Eduardo Marques, diretor do CEM (e ambos professores titulares do Departamento de Ciência Política da USP), e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas, e Samuel Pessoa, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O livro discute as políticas públicas (policies) e as dinâmicas políticas que as cercam (politics), produto simultaneamente das continuidades políticas vivenciadas pela democracia brasileira recente e das mudanças de orientação ligadas aos princípios e ideologias dos partidos no poder. A publicação teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O debate se iniciou com artigo de Pessoa em blog da Folha de S. Paulo, cujo texto foi devidamente respondido pelos organizadores do livro. A argumentação prosseguiu com outro texto do pesquisador da FGV, desta vez no blog do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da FGV, que também publicou um novo texto dos organizadores da obra, no qual novamente reagiram a questionamentos e aprofundaram as análises do livro.

Acompanhe aqui os textos do debate:

1. Coluna de Samuel Pessoa na Folha de São Paulo, em 26 de julho

2. Resposta dos organizadores na Folha de S. Paulo, em 29 de julho

3. Coluna de Samuel Pessoa no blog do IBRE-FGV, em 31 de julho

4. Nossa resposta no blog do IBRE-FGV, em 6 de agosto

A obra está disponível no site da Editora Unesp e nas principais livrarias. Mais detalhes sobre o livro no site do CEM.

Assessoria de Comunicação do CEM
E-mail: imprensa.cem@usp.br