Prorrogação do prazo de inscrições do Fórum SP22

Trabalhos poderão ser enviados até 13 de fevereiro e a realização do evento será adiada para março de 2023.

Visando garantir a ampla participação de pesquisadores e ativistas urbanos no Fórum SP22, a Comissão de Organização e o Comitê Científico do Fórum SP 22 informam que o prazo para envio dos trabalhos foi prorrogado até o dia 13 de fevereiro de 2023, e a realização do evento será adiada para Março de 2023. 

Agradecemos aos trabalhos enviados até o momento e convidamos todos que tem um trabalho relacionado à revisão do Plano Diretor Estratégico e da implementação  da política urbana de São Paulo, a enviá-lo para o Fórum. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://sites.usp.br/forumsp22/

Informamos também que no início de Dezembro teremos um evento online para esclarecer dúvidas. Todas as informações sobre as novas datas serão divulgadas no site do evento.

Sobre o Fórum SP 22

Em continuidade a iniciativa de debate sobre o Plano Diretor Estratégico e do sistema municipal de planejamento urbano de São Paulo, bem como na perspectiva de criar um espaço permanente de reflexão, troca de ideias e propostas sobre o futuro da cidade, onze entidades acadêmicas e profissionais lançaram a 2ª edição do evento, o Fórum SP22.

O Fórum SP21, realizado em setembro de 2021, possibilitou um amplo diagnóstico da política urbana municipal baseado em 190 trabalhos respaldados em pesquisas e estudos realizados por mais de 130 entidades acadêmicas, profissionais e movimentos. Saiba mais em https://sites.usp.br/forumsp21/ 

Novos prazos Fórum SP22
Saiba mais em https://sites.usp.br/forumsp22/

Agora, o Fórum SP22 ocorre em um contexto de retomada do processo e debate público de revisão do Plano Diretor de São Paulo, cujo término está previsto para dezembro de 2022, e em um momento que a cidade passa por transformações cujos impactos precisam ser, além de avaliados, como foi feito no Fórum SP 21, enfrentados com propostas e contribuições bem fundamentadas e justificadas para que possam ser consideradas no debate público sobre a cidade. 
Nessa perspectiva, diante do compromisso público das entidades promotoras, bem como a importância da publicização e debate das reflexões realizadas pelos pesquisadores, ativistas, militantes que se debruçam sobre a política urbana, estamos lançando o Fórum SP22 cujo principal objetivo é reunir propostas para a revisão do Plano Diretor Estratégico e para a implementação da política urbana do município.  

Como na versão anterior, seu desenho é baseado na horizontalidade e pluralidade de pessoas e instituições, na capacidade de diálogo, na possibilidade de apresentar-conhecer-criar propostas com pluralidade, diversidade de perspectivas e consistência técnica e acadêmica. 
Além reunir contribuições e proposta para uma eventual revisão do texto legal, objetiva-se também debater e aprimorar a implementação da política urbana, que agrega as políticas de habitação, mobilidade, meio ambiente, saneamento, estruturação e projetos urbanos, patrimônio cultural, rede de equipamentos sociais, governança e participação que apontem para a melhoria da vida urbana, em especial dos mais vulneráveis e para a construção de uma cidade mais sustentável e justa. 

O ponto de partida do Fórum SP22 ocorre em um momento em que já existem reflexões realizadas de forma coletiva, como o balanço a partir dos trabalhos apresentados no Fórum SP21 e o próprio diagnóstico sobre do Plano Diretor realizado pela prefeitura, que delineiam hipóteses sobre os principais temas do urbano. Existe, portanto, suficiente massa crítica que permite avançar na construção de propostas e contribuições consistentes para a cidade. 
Frente a esse contexto, convidamos pesquisadores e ativistas urbanos a apresentarem trabalhos para o Fórum SP22. 
 
Saiba mais informações sobre cronograma, temas e formato dos trabalhos no site do evento: https://sites.usp.br/forumsp22/