Seminário CEM discute a categoria família como orientadora de política pública

Marília Moschkovich, professora do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, apresenta apontamentos iniciais da pesquisa que desenvolve sobre o tema.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove na próxima sexta-feira (16 de junho), o Seminário CEM "A ‘família’ pode ser uma política pública? - Apontamentos iniciais sobre a experiência do governo Bolsonaro e o que herdamos dela", com Marília Moschkovich, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O evento será realizado apenas no formato presencial, na Sala 118 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP, com início às 14h30.

Resumo da apresentação:

"No governo de Jair Bolsonaro, a categoria 'família' foi mobilizada discursivamente na construção de novas políticas públicas, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Nesse contexto, a família ocupava um lugar duplo, sendo apresentada ora como sujeito-alvo das políticas públicas 'pró-família', como se a família fosse um sujeito cujo direito humano deve ser protegido; ora como via de solução para outros problemas sociais, como na aposta feita pelo programa Famílias Fortes na educação parental como caminho para reduzir uso de drogas ou gestações na adolescência. A apresentação traz apontamentos iniciais de uma pesquisa que se debruça sobre o caso do programa Famílias Fortes para refletir acerca de seus impactos para a concepção do que poderia ou não ser uma política pública e qual seu alcance. Ao final, traz perguntas voltadas ao novo contexto do Ministério de Direitos Humanos para pensar efeitos da experiência bolsonarista na construção política posterior ligada à ideia de 'família'."

O seminário terá comentários de Beatriz Rodrigues Sanches, professora substituta do Departamento de Ciência Política da FFLCH, e moderação de Renata Bichir, pesquisadora do CEM-Cepid/Fapesp e professora de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH).

Marília foi pesquisadora de pós-doutorado no CEM e no departamento de Antropologia da FFLCH-USP. Também colaborou com o Instituto Gerar de Psicanálise, foi fellow de pesquisa temática do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre - Conviviality-Inequality in Latin America), e docente na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) no curso de mestrado em Estado, Governo e Política Pública (Rio de Janeiro, RJ). Antes, foi fellow da Alexander von Humboldt Stiftung pelo programa Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen, desenvolvendo trabalho junto à Berlin Feminist Film Week.

Ela concluiu mestrado e doutorado em Educação em 2013 e 2018, respectivamente, ambos na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação, na Faculdade de Educação da Unicamp, com período sanduíche no doutorado feito no Centre Européen de Sociologie et Sciences Politiques (CESSP) da École des Hautes Études de Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França, sob supervisão de Gisèle Sapiro, e estágio de pesquisa no Museo de Antropología da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, sob supervisão de Gustavo Sorá. Marília possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (2009) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

É autora de livros didáticos de Sociologia/Humanidades e projetos integradores (pesquisa) para Ensino Médio da Editora Moderna, com circulação pelo PNLD e mercado privado. No passado, foi colunista e freelancer de diferentes sites e meios de comunicação, além de professora de Sociologia no Ensino Médio, professora particular, professora de inglês e assistente de pré-escola.

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097