Simulador de Políticas Públicas

Simulações disponíveis na web sobre cenários de financiamento à desenhos de igualdade na educação no brasil são objeto de ferramenta online produzida no CEM/CEPID

O pesquisador Davoud Taghawi-Nejad (Doutor em Complexity Economics and Creativity pela Università degli Studi di Torino e Pós-Doutor pelo CEM/Fapesp) elaborou, no âmbito de seu projeto de pós-doutorado no CEM/Cepid, um simulador na web por meio do qual são fornecidas informações para gestores e formuladores de políticas públicas, valendo-se de simulações do financiamento à política de educação que podem ser realizados on line. Além da ferramenta de simulação, o pesquisador incorporou documentação de apoio.

Ainda que as desigualdades de renda tenham declinado rapidamente, no Brasil muito pouco é conhecido sobre a igualdade na prestação de serviços. Para testar as políticas que buscam aumentar a igualdade na distribuição de serviços na educação, o pesquisador criou um Agent-Based Model (ABM) que simula os gastos com educação nos níveis nacionais, estaduais e municipais. Ele mostrou que a política corrente atual (até 2016), de redistribuir 80% de cada orçamento de cada município para educação do município através do FUNDEB tem um efeito positivo na igualdade de gasto municipal em educação. Em sua pesquisa, nota que um aumento na centralização eleva a igualdade distributiva, mas com retornos decrescentes. O texto de apoio incorpora gráfico que mostra a correspondência entre centralização e igualdade na prestação de serviços. 

Você pode acessar o simulador neste endereço ou clicando na imagem abaixo: http:/www.centrodametropole.org.br/fundeb