CEM integra ao seu acervo Base de dados sobre escolas na Região Metropolitana de São Paulo

Nova base de dados já está disponível on line

A base de escolas traz arquivos contendo cartografia digital georreferenciada das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de São Paulo, tendo como fonte original informações constantes do Censo Escolar 2013 (INEP/MEC). Os dados originais foram recebidos no formato de bancos de dados tabulares. Estes bancos de dados foram, então, padronizados e georreferenciados pela Equipe de Transferência de Tecnologia do CEM. O georreferenciamento consiste na atribuição de coordenadas geográficas a cada registro do banco de dados tabular, por meio de operações realizadas num ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Este processo utiliza a base de logradouros georreferenciada do CEM que, num ambiente de SIG, realiza a vinculação de endereços a um sistema de coordenadas geográficas, expresso geralmente em latitude e longitude.

Esta base de dados foi utilizada no aplicativo sobre Escolas, formulado especialmente para o público em geral, onde são obtidas informações sobre o desempenho e as condições de operação das escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo. O app escolas do CEM pode ser acessado livremente no site: http://centrodametropole.org.br/escolas/

O conjunto de dados sobre escolas pode ser acessada na área de Base de Dados do site do CEM, sendo apenas necessário (para quem ainda não o fez) preenchimento de cadastro. O acesso é livre e imediato.