Seminário internacional com Vincent Dubois discute política assistencialista na França

Evento é promovido pelo CEM e pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), vinculado à EAESP/FGV. A transmissão dia 20, às 18h, será pela página do CEM no Youtube.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), vinculado à Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), promovem no dia 20 de abril, às 18h, um seminário online com o sociólogo e cientista político Vincent Dubois, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Estrasburgo. 

Vincent Dubois
Foto: Acervo Pessoal

O título de sua palestra é “The socio-political roots of a coercive welfare policy: surveillance over recipients in France”. A palestra será em inglês, sem tradução simultânea, com transmissão pela página do CEM no Youtube. Basta aguardar na página inicial - https://www.youtube.com/CentrodeEstudosdaMetropole. A mediação do seminário será de Gabriela Lotta, pesquisadora do CEM e professora da FGV, onde coordena o NEB.

Em suas pesquisas, Dubois propõe uma abordagem sociológica das políticas públicas. Após desenvolver diversos trabalhos em política cultural e sociologia, atualmente trabalha em políticas de vigilância e sanção no estado social contemporâneo e na relação entre as classes populares e as instituições públicas. 

Além da docência, Dubois integra o SAGE (acrônimo para Sociedades, Atores e Governo na Europa, em inglês), laboratório vinculado à Universidade de Estrasburgo que reúne uma equipe pluridisciplinar que estuda os processos de transnacionalização e as transformações e dinâmicas políticas e sociais associadas a esses processos, com foco na Europa. “Nesta perspectiva, a ênfase é colocada na sociologia dos atores transnacionais que elaboram e implementam novas normas e políticas com efeitos sobre novas questões sociais (meio ambiente, saúde, envelhecimento, vulnerabilidades sociais, cultura, áreas urbanas, etc.) e nas dimensões territoriais dessas dinâmicas”, explica o site da instituição. Mais informações sobre Dubois em sua página oficial

Sobre os organizadores

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Já o NEB tem como objetivo avançar nas análises teóricas e empíricas da burocracia brasileira, considerando elementos como: estrutura burocrática, perfil dos burocratas, atuação e relacionamento da burocracia. Os trabalhos em desenvolvimento atualmente têm como focos a análise da burocracia de médio escalão, da burocracia de nível de rua, da interação entre burocracia e organizações sociais.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097