scientific diffusion Seminars and Agenda The normative normalization of urban inequalities in Berlin, Germany: Teaching and policing during the COVID19 pandemic
The normative normalization of urban inequalities in Berlin, Germany: Teaching and policing during the COVID19 pandemic
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove, no dia 18 de outubro, o Seminário Internacional "The normative normalization of urban inequalities in Berlin, Germany: Teaching and policing during the Covid-19 pandemic", com Talja Blokland, professora de Sociologia Urbana da Humboldt University Berlin. O evento será realizado às 14h, na sala 8 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com transmissão online pelo canal do Youtube da FFLCH-USP. Não é preciso fazer inscrição. A apresentação será em inglês, sem tradução simultânea.
As restrições induzidas pela pandemia desafiaram os trabalhadores de rua, que tiveram de alterar todas as rotinas de trabalho. Blokland realizou entrevistas qualitativas com professores do ensino básico e agentes da polícia em vários bairros de Berlim, Alemanha, para explorar as seguintes questões: Como é que estes trabalhadores de rua entenderam a situação? O que é que eles faziam? Que categorizações aplicaram nas suas narrativas? As categorizações dos professores, ela propõe no seminário, normalizam uma ideologia de maternidade intensiva que sustenta a desigualdade educacional, enquanto as categorizações dos agentes da polícia reforçam a ideia dominante de “cidadãos normais” que sustenta uma ideologia de controle urbano das desigualdades espaciais.
Sobre a palestrante
Talja Blokland é socióloga, interessada nas desigualdades urbanas e nos processos relacionais cotidianos de inclusão e exclusão urbanas; segurança, isolamento e policiamento; e o desenvolvimento da desconfiança e da falta de cuidado nas cidades. Ela trabalha em comunidade, especialmente através de ideias e investigação sobre familiaridade pública, sobre as quais escreveu "Community as Urban Practice" (2017). Blokland é ex-diretora do Instituto Georg Simmel de Estudos Urbanos. Desde 2024, ela atua como Senior Fellow no Mecila, um programa focado em desigualdade e sociabilidade e que reúne estudiosos de várias universidades alemãs, El Colegio de México, Universidad Nacional de La Plata, Universidade de São Paulo (USP) e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo.
SERVIÇO:
Seminário The normative normalization of urban inequalities in Berlin, Germany: Teaching and policing during the Covid-19 pandemic
Com: Talja Blokland, professora de Sociologia Urbana Humboldt University Berlin
Quando: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h
Onde: Sala 8 - Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av. Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3hWKpVGkBf4
Apresentação será em inglês, sem tradução simultânea. Não é preciso fazer inscrição.
Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097