scientific diffusion Seminars and Agenda Seminário Internacional IJURR “Urban Projects, Policies and Inequalities”
Seminário Internacional IJURR “Urban Projects, Policies and Inequalities”
CEM traz ao Brasil o Seminário Internacional do IJURR para discutir o tema
projetos urbanos, políticas e desigualdades
O International Journal of Urban and Regional Research (IJURR) é um dos mais renomados
periódicos científicos na área dos estudos urbanos.
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) vai hospedar, em 13 de novembro, o Seminário Internacional IJURR “Urban Projects, Policies and Inequalities”, com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O evento é realizado pelo International Journal of Urban and Regional Research (IJURR), um dos mais renomados periódicos científicos na área dos estudos urbanos, e será realizado às 13h na sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Serão três sessões, em que se discutirão os temas urbanismo, projetos urbanos e desigualdades urbanas; política, desigualdades e a implementação de políticas; e favelas, precariedades urbanas e políticas públicas. O seminário terá transmissão online pelo canal da FFLCH no Youtube e também pelo perfil do CEM na rede social.
Confira abaixo a programação e o nome dos pesquisadores palestrantes:
13:00 - Arrival
13:15-14:30 - Session 1: Urbanism, urban projects and urban inequalities
Chair and comment: Renata Bichir (EACH/USP and CEM/USP)
Mona Fawaz (American University of Beirut)
Luciana Royer (FAU/USP)
Emma Jackson (Goldsmiths College - University of London)
14:30-15:45 - Session 2: Politics, inequalities and the policy implementation
Chair and comment: Ursula Peres (EACH/USP and CEM/USP)
Walter Nicholls (University of California Irvine)
Renata Bichir (EACH/USP and CEM/USP)
15:45-16:15 - Coffee break
16:15-17:30 - Session 3: Favelas, urban precarities and public policies
Chair and comment: Eduardo Marques (DCP/USP and CEM/USP)
Liza Weinstein (Northeastern University)
Camila Saraiva (UFABC and CEFAVELA)
Saiba mais sobre os palestrantes:
- Mona Fawaz
-
É professora do Departamento de Arquitetura e Design da American University of Beirut e pesquisadora do Lebanese Center for Policy Studies. Ela é autora de mais de 40 artigos acadêmicos, seções de livros e relatórios em árabe, francês e inglês e editou várias coleções de ensaios sobre questões como história e historiografia urbanas, justiça social e espacial, informalidade e direito, propriedade e espaço, deslocamentos populacionais forçados, bem como prática, teoria e pedagogia de planejamento, com foco no esforço em tornar as as cidades mais inclusivas. Com mestrado e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi bolsista do Instituto Radcliffe da Universidade de Harvard em 2014 e 2015. Fawaz tem estado fortemente envolvida nas transformações em curso em Beirute, publicando na imprensa local e falando em vários lugares, ocasiões nas quais tem defendido a melhoria dos assentamentos informais, a proteção dos bens comuns urbanos, a melhoria da habitabilidade urbana, a adoção de padrões de planejamento mais inclusivos e, de forma mais geral, feito a defesa do direito à cidade para as maiorias urbanas.
- Walter Nicholls
-
É professor de Planejamento Urbano e Políticas Públicas na Universidade da Califórnia, Irvine, e pesquisador com foco nos estudos sobre o urbano, cujo trabalho examina as complexas relações entre cidades, movimentos sociais e mudanças políticas. Ele fez contribuições significativas para a compreensão de como os espaços urbanos moldam as lutas sociais e políticas. Sua pesquisa esclarece como as comunidades marginalizadas se organizam e defendem seus direitos em contextos urbanos. Isso resultou em livros como The DREAMers (2013), que analisou como os jovens sem documentos transformaram o debate público; Cities and Social Movements (2016), que oferece uma análise comparativa entre os EUA, a França e a Holanda; e The Immigrant Rights Movement (2020), que explora as batalhas pela cidadania nacional. Desde 2018, Nicholls atua como editor-chefe da série de livros IJURR Studies in Urban and Social Change (University of California Press). Sua pesquisa atual se aventura em um novo território, examinando o papel dos “burocratas insurgentes” nos governos municipais e o surgimento de movimentos urbanos de extrema direita nos Estados Unidos.
- Emma Jackson
-
É professora de Sociologia e diretora do Centro de Pesquisa Urbana e Comunitária (CUCR) do Goldsmiths Center, da University of London. Antes de ingressar no Goldsmiths em 2015, Emma foi bolsista da Urban Studies Foundation na Universidade de Glasgow. Socióloga urbana que trabalha com práticas de lugar, pertencimento e cidade, tem mestrado em Pesquisa Social e doutorado em Sociologia, e concentra suas pesquisas nas práticas cotidianas de pertencimento das pessoas e na dinâmica do espaço urbano. Seu trabalho é focado, principalmente, em Londres e na relação entre a produção de espaço, pertencimento e formas de classe, multicultura e mudança urbana. Ela é especialista em ensinar métodos de pesquisa criativa e sociologia urbana. Atualmente, está trabalhando no projeto Place-making and the Rivers of Lewisham, financiado pelo Goldsmiths Strategic Research Fund. Foi editora da Sociological Review de 2017 a 2023 e é curadora da Fundação IJURR.
- Liza Weinstein
-
É professora de Sociologia da Northeastern University, onde pesquisa e leciona sobre cidades e globalização, economia política urbana e a política da informalidade com foco regional na Índia. Seu trabalho foi publicado em periódicos como Politics & Society, International Journal of Urban and Regional Research e City & Community. Seu livro de 2014, The Durable Slum: Dharavi and the Right to Stay Put in Globalizing Mumbai (University of Minnesota Press), examina a resposta mutável do estado indiano à informalidade residencial no contexto da globalização econômica e da formação de cidades globais. Atualmente, ela está concluindo um livro intitulado The Logics of Dispossession: Local Histories of India's “World Class” Evictions, que analisa as mudanças na política de insegurança habitacional e o ativismo contra despejos na Índia urbana. Ela também está liderando um estudo financiado pela National Science Foundation sobre a interseção de exclusão legal, incorporação e estigma territorial em comunidades não notificadas em Mumbai.
- Renata Bichir
-
É professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e docente no programa de pós-graduação em Ciência Política no Departamento de Ciência da USP ( DCP). É mestre e doutora em Ciência Política pela USP e pelo IESP-UERJ, com doutorado sanduíche na Berkeley University. Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS). É coordenadora de pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), onde atua como pesquisadora desde 2001.Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas públicas, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas, pobreza, segregação, políticas sociais, transferência de renda, mecanismos de coordenação federativa, intersetorialidade e análise de redes sociais.
- Camila Saraiva
-
É pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculada ao Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR), e pesquisadora associada do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp). Entre 2020 e 2023, desenvolveu projeto de pesquisa de pós-doutorado com financiamento da Urban Studies Foundation sobre a trajetória de políticas de urbanização de favelas em São Paulo, Buenos Aires e Medellín, o qual resultou na plataforma digital Tramas Urbanas: Trajetórias da Urbanização da América Latina, entre outros produtos. É doutora pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ), com período de um ano no Departamento de Geografia da University College London (UCL), e mestre em Planejamento Urbano e Regional também pelo IPPUR, com especialização em políticas públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo de sua carreira acadêmica, trabalhou por mais de uma década com planejamento e implementação de políticas urbanas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ora como servidora pública, ora como consultora para organizações governamentais, não governamentais e internacionais.
- Luciana de Oliveira Royer
-
É professora de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab-FAU/USP) desde sua fundação, em 1997. Atualmente ela é coordenadora do LabHab e do grupo de pesquisa Produção do espaço urbano e finanças contemporâneas. Durante seu mestrado na FAU-USP, desenvolveu uma pesquisa intitulada Política Habitacional no Estado de São Paulo: Um estudo sobre a CDHU. Como tese de doutorado, desenvolveu a pesquisa Financeirização da Política Habitacional: Limites e Perspectivas, também na FAU-USP. Com experiência em política habitacional e urbana, planejamento urbano e regional e gestão de políticas públicas, foi gerente de projetos do Ministério das Cidades e Secretária Executiva do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo e membro de equipes técnicas em administrações públicas locais e federais no Brasil. Ocupou cargo público de arquiteta na Caixa Econômica Federal, onde exerceu funções de supervisão e coordenação no setor de programas especiais. Foi professora do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da USP. Desde 2023 é vice-coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia intitulado 'Produção da Casa e da Cidade' (INCT-CNPq), sediado na FAU-USP.
O evento é gratuito e não precisa fazer inscrição. As apresentações serão em inglês, sem tradução simultânea.
SERVIÇO:
Seminário Seminário Internacional IJURR “Urban Projects, Policies and Inequalities”
Quando: 13 de novembro de 2024
Horário: 13h
Onde: Sala 14 - Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av. Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qvuH5gio_tA
Apresentação será em inglês, sem tradução simultânea. Não é preciso fazer inscrição.
Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097