scientific diffusion Seminars and Agenda 15 de outubro: Incentivos dos Sistemas Eleitorais: Uma Abordagem via Simulação

15 de outubro: Incentivos dos Sistemas Eleitorais: Uma Abordagem via Simulação

15/10/2025 - 15/10/2025

Seminário internacional CEM-DCP/USP discutirá simulação para construção de cenários sobre sistemas eleitorais 

Patrick Cunha Silva, professor da Loyola University Chicago e visitante no CEM, apresentará o Projeto de Incentivos do Sistema Eleitoral para Política Interpartidária e Intrapartidária (I³). 

Uma plataforma online que traz novas ferramentas computacionais e um conjunto de dados mais abrangente e atualizado sobre sistemas eleitorais para testar se as regras eleitorais explicam a variação na política interpartidária e intrapartidária será tema do próximo Seminário internacional conjunto do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-DCP/USP). Patrick Cunha Silva, professor assistente da Loyola University Chicago e pesquisador visitante no CEM, vai apresentar o Projeto de Incentivos do Sistema Eleitoral para Política Interpartidária e Intrapartidária (I³) no Seminário “Incentivos dos Sistemas Eleitorais: Uma Abordagem via Simulação”, dia 15 de outubro, às 16h30, no campus da USP no Butantã, em São Paulo. 

Mestre e doutor em Ciência Política pela FFLCH-USP e pela Washington University in St. Louis, respectivamente, Cunha Silva é um dos autores do Projeto I³. A partir das pesquisas em Política Comparada, Cunha Silva, Brian Crisp (Washington University in St. Louis), Santiago Olivella (University of North Carolina at Chapel Hill) e Guillermo Rosas (Rice University) publicaram pela Oxford University Press o livro “Electoral System Incentives for Interparty and Intraparty Politics”, e criaram uma plataforma que suplementa o livro.

Patrick Cunha Silva
Patrick Cunha Silva

Utilizando novas ferramentas computacionais, o site do projeto disponibiliza um conjunto de dados sobre os sistemas eleitorais que permitem testar se as regras eleitorais explicam a variação na política interpartidária, que aborda o número efetivo de partidos, a localização dos partidos no espaço político, a congruência entre as preferências dos cidadãos e as políticas, e na política intrapartidária, que trata de elementos como o conteúdo das campanhas, a quantidade de serviços prestados aos eleitores, a forma das instituições legislativas, os níveis de disciplina partidária e o equilíbrio entre a política programática e a política de pork barrel, conceito que designa o particularismo legislativo, em que deputados utilizariam políticas distributivas visando ao voto dos beneficiários.

Na plataforma, os usuários podem fornecer algumas informações simples sobre as regras componentes de um sistema eleitoral e receber informações sobre o tipo de incentivos que esse sistema gerará para a dinâmica entre os partidos e as relações dentro dos partidos. Também estão disponíveis materiais auxiliares que permitem a reprodução e ampliação da pesquisa, entre outras informações.

O Seminário “Incentivos dos Sistemas Eleitorais: Uma Abordagem via Simulação” será realizado de forma presencial, na sala 118 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP, com transmissão online pelo Youtube da FFLCH-USP. A mediação será de Marta Arretche, pesquisadora principal do CEM e professora do DCP-FFLCH/USP. 


Serviço:
Seminário "Incentivos dos Sistemas Eleitorais: Uma Abordagem via Simulação"
Com: Patrick Cunha Silva, Loyola University Chicago
Mediação: Marta Arretche (CEM e DCP-FFLCH/USP)
Quando: 15 de outubro
Horário: 16h30 
Local: Sala 118 do Prédio das Ciências Sociais
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=dbBMhMEnrms 
Não é preciso fazer inscrição.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br

Fotos do evento:

Support
fapesp
cepid
usp
cebrap