Pesquisadoras do CEM ministram cursos do ciclo “Gêneros e Feminismos na FFLCH”

Os cursos de que o CEM toma parte são "Perspectivas críticas sobre os cuidados: diálogos feministas" e "Filosofia política e feminismos".

Janaína Simões

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) vão coordenar e ministrar dois cursos de extensão que a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) está oferecendo, de forma gratuita, dentro do ciclo de discussões intitulado “Gêneros e Feminismos na FFLCH”. Os cursos oferecem certificados para quem cumprir com a frequência mínima de 75% e são abertos a graduandos, pós-graduandos e a todos os interessados. 

O curso "Filosofia política e feminismos" tem coordenação do vice-diretor do CEM e professor do Departamento de Ciência Política (DCP) da FFLCH, Adrian Lavalle. Uma das ministrantes é a pós-doutoranda do CEM, Katarina Pitasse Fragoso. A matrícula poderá ser realizada nos dias 12 e 13 de outubro e as aulas ocorrem no período de 20 de outubro a 8 de dezembro, toda terça-feira à tarde. Mais informações, incluindo os objetivos e o programa do curso, no endereço http://sce.fflch.usp.br/node/3907

Já o curso "Perspectivas críticas sobre os cuidados: diálogos feministas" é coordenado pela pesquisadora do CEM e professora do DCP-FFLCH, Marta Arretche. A pós-doutoranda do CEM, Eugenia Brage, é uma das ministrantes. O formulário para inscrições será aberto nos dias 16 e 17 de outubro e a aulas serão realizadas entre 11 e 19 de novembro, às quartas e quintas de tarde. As informações completas, como objetivos e programa, estão no endereço http://sce.fflch.usp.br/node/3896

(Imagem: Clker-Free-Vector-Images/Pixabay)

Esta é a primeira edição do ciclo “Gêneros e Feminismos na FFLCH”, que tem 11 cursos on-line e 820 vagas gratuitas. Os cursos mobilizam o conceito de gênero e/ou as perspectivas feministas constituídas em campos variados do saber – geografia, história, ciência política, filosofia, antropologia – para dar conta de temas os mais relevantes: as formulações das teorias feministas e do conceito de gênero, as correlações entre gênero, sistemas de arte e saberes oficiais, sua pertinência para pensar nosso passado escravista e demais experiências históricas femininas, a economia do cuidado, entre outros. Informações em http://sce.fflch.usp.br/generos-e-feminismos-na-fflch.