Diretor do CEM é nomeado membro da coordenação de programa da Fapesp que apoia pesquisa em Ciência de Dados

Programa incentiva e financia estudos em eScience e Data Science, envolvendo colaboração de pesquisadores em computação com os de outras áreas.

Janaína Simões

O diretor do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP/FFLCH-USP), Eduardo Marques, foi nomeado membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science. Seu nome foi selecionado pela Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Marques se junta a Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na coordenação do programa.

Entre as incumbências dos coordenadores de programas da Fapesp estão o fomento de atividades e a análise de propostas de pesquisa – nesse caso, em eScience e Data Science –, de modo que possam formular pareceres e proposições que subsidiem as decisões da Fundação sobre o programa e suas linhas de ação. Os coordenadores também são os interlocutores da Diretoria Científica da Fapesp no planejamento e execução das ações para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo na área. 

O Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science busca abordagens novas e não convencionais para pesquisa avançada e multidisciplinar nesses campos científicos. O objetivo da Fundação com o programa, segundo descrito no site da Fapesp, é “estimular a organização de grupos de pesquisa que integrem pesquisadores envolvidos com investigações em quaisquer ramos da computação, como ciência de dados, interação humano-computador, algoritmos, modelagem computacional, engenharia de software ou inteligência artificial, com cientistas envolvidos em outras áreas do conhecimento - ciências da vida, exatas, engenharias, sociais e as humanidades.”

O programa “apoia projetos de pesquisa competitiva mundialmente que envolvam modelos matemáticos, repositórios digitais e gerenciamento de dados, novos hardwares, softwares, protocolos, ferramentas e serviços, voltados para atender demandas de pesquisas nas áreas de ciências agrárias; bioinformática, biológicas e saúde; artes, humanidades e ciências sociais; engenharia e física, clima e ciências da terra, e à prática e educação em eScience.”

Para saber mais sobre o Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science e os projetos em desenvolvimento, clique aqui.