Oficina com jovens pesquisadores reúne cientistas da UC Berkeley, do CEM e do NEV

Os dois dias de atividade foram direcionados a pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação.

Janaína Simões

O Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), e dois Cepids/CEPIx da Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), promoveram nos dias 18 e 19 de julho a “Oficina com jovens pesquisadores - Pesquisa urbana e redes no sul urbano”, realizada no Centro de Inovação da USP - INOVA, situado no campus da Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo.

O evento foi organizado pelos professores e pesquisadores Eduardo Marques (CEM-USP), Sérgio Adorno (NEV-USP) e Teresa Caldeira (UC Berkeley). É o primeiro evento conjunto entre CEM e NEV depois que ambos se tornaram Centros de Pesquisa e Inovação Especial (CEPIx) da USP (saiba mais aqui). Trata-se de uma nova política da universidade, criada para apoiar os centros que deixarão de ser financiados pelo programa Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) futuramente. O CEM continuará sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), que também será sede do NEV.

Oficina UC Berkeley, CEM e NEV
Foto: Janaína Simões/Comunicação CEM

A oficina internacional foi uma oportunidade para treinamento e interação entre jovens pesquisadores, direcionada para pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação. Foram realizadas quatro sessões, cada uma incluindo apresentações curtas, seguidas de períodos mais longos de debate, interação e troca. O evento também inclui dois  flash talks, seguidos de discussão. Participaram jovens pesquisadores de diversas instituições associadas às instituições promotoras: FFLCH-USP, Poli-USP, EACH-USP, FGV, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro Brasileiro de Planejamento (Cebrap), Unicamp, Fundação Tide Setúbal, Humboldt University e Universidade de Chicago. 

A primeira sessão foi dedicada aos estudos urbanos que trouxeram as críticas pós-coloniais da teoria urbana, com foco nas direções futuras neste campo. A segunda focou pesquisas sobre circulação e mobilidade nas metrópoles mundiais. Na terceira sessão, os pesquisadores apresentaram estudos e discutiram sobre as novas formações e padrões de desigualdades, violências e a segregação espacial na cidade. A última sessão teve como tema “Novos métodos e lentes nos estudos urbanos comparativos”, que abordou a produção de dados, não apenas em termos da criação de novos dados e análises inovadoras com big data, aprendizado de máquina, processamento de imagens e outras tecnologias, mas também com a integração de abordagens multi-método. 

Também foram realizadas, entre as sessões, dois flash talks, um com Bruno Paes Manso e outro com Gautam Bhan. Manso é jornalista, pesquisador e escritor, cujo trabalho se concentra em temas relacionados à violência, direitos humanos e democracia. Ele possui doutorado em Ciência Política pela USP e desde 2014 é pesquisador no NEV. Bhan é antropólogo e urbanista, e suas pesquisas se concentram nos temas pobreza urbana, desigualdade, proteção social e habitação. Atualmente, ele é Associate Dean da Escola de Desenvolvimento Humano do Instituto Indiano de Assentamentos Humanos (IIHS), e Senior Lead, Academics and Research no IIHS. Ele possui um PhD em Planejamento Urbano e Regional pela UC Berkeley. 

Confira as fotos do evento no perfil do CEM no Flickr.


Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097