Periferias de São Paulo

“Fronteiras de Tensão”, livro do professor da UFSCar e pesquisador do CEM Gabriel de Santis Feltran aborda as periferias de São Paulo

A Editora Unesp e o Centro de Estudos da Metrópole lançam “Fronteiras de Tensão” de Gabriel de Santis Feltran.

capa_fronteiras_tensao.jpegFronteiras de Tensão, de Gabriel Feltran

Política e Violência nas periferias de São Paulo

O livro “Fronteiras de Tensão” (256 páginas, R$38) apresenta uma nova perspectiva sobre as periferias da cidade de São Paulo, discutindo os paradoxos e mitos que a circundam. Compilando resultados de uma extensa pesquisa de campo, verifica as transformações decisivas na dinâmica social e política desses territórios nas últimas décadas, que ensejam a emergência do mundo do crime e os diferentes modos de gestão da violência nesses territórios.

A partir de situações vividas nas margens da cidade, junto a moradores e suas famílias, organizações e programas sociais com os quais convivem, a análise demonstra uma mudança de estatuto do conflito urbano contemporâneo.

Baseado naquela que ganhou o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em 2009 no Concurso ANPOCS – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, o livro narra as estratégias de seus personagens principais diante da disputa - por vezes violenta - em torno da legitimidade social.

“Fronteiras de Tensão” é a mais recente obra da parceria editorial entre o CEM – Centro de Estudos da Metrópole e a Ed. Unesp.

“O livro resulta de um longo trabalho etnográfico que partiu da observação de trajetórias de jovens de um distrito da periferia da cidade de São Paulo. Por sua densidade analítica, o estudo vai muito além de seu objeto empírico e desvenda como esses jovens e suas famílias interagem com as políticas sociais e de segurança pública, com o crime e com organizações de direitos humanos em contextos em que a integração social pela inserção no mercado de trabalho deixa de ser uma promessa crível. Nestes, o mundo do crime cresce quando disputa com o mercado de trabalho os signos de mobilidade e reconhecimento sociais.”- Marta Arretche, professora livre-docente da USP e Diretora do CEM.

Ficha técnica

Título: Fronteiras de tensão

Autor: Feltran, Gabriel

Páginas: 256

Assunto: Ciências Sociais

ISBN: 9788539301348

Encadernação: Brochura

Formato: 16 cm x 23 cm

Edição: 1ª

Peso:

Origem: Brasil

Ano: 2011

 

Sobre o autor

Gabriel de Santis Feltran é doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales. É professor do Departamento de Sociologia da UFSCar, pesquisador do Centro de Estudos de Metrópole, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas.