Projeto Semear Ciência-CEM apresenta aplicativo sobre Escolas

Projeto Semear Ciência e o CEM disponibiliza aplicativo sobre escolas

Qualquer pessoa pode saber muito sobre as escolas da Região Metropolitana de São Paulo pela internet.

Uma ferramenta totalmente on line foi formulada especialmente para que o visitante possa conhecer muitos aspectos ligados às escolas da cidade. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação.

O Projeto Semear Ciência foi formulado para que a população saiba mais sobre a ciência produzida na Universidade de São Paulo, de modo que esta possa contribuir para demandas da sociedade.  O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos CEPIDs financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e integra o Projeto Semear Ciência.

Graças a uma parceria do CEM, da Secretaria Estadual de Tecnologia do Estado de São Paulo e do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) o Projeto Semear Ciência divulgará junto aos usuários do Metrô o aplicativo "Escola também tem Nota" durante o mês de novembro. A campanha busca a difusão da ciência junto à população, para despertar interesse científico em diversas áreas do conhecimento bem como produzir conhecimento que seja útil à sociedade.

Hotsite elaborado no CEM permite conhecer as escolas da cidade

A plataforma, de livre acesso, permite que você localize no mapa qualquer escola de seu interesse e obtenha informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações (laboratórios, quadras de esportes, biblioteca) e as condições sócio-econômicas dos alunos.

O aplicativo também permite comparar essas informações com as de outra escola. Ainda, apresenta um glossário que explica as informações disponíveis no aplicativo, vídeos em que pesquisadores do CEM explicam questões importantes sobre a relação das escolas com os alunos e seu desempenho escolar.

A ferramenta foi construída pelo Centro de Estudos da Metrópole com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na região metropolitana de São Paulo. Todos os dados serão periodicamente atualizados.