CEM apresenta e coloca no ara base de dados de laçamentos imobiliários comerciais 1985-2013
Este banco de dados permite que se avance na compreensão a respeito da dinâmica do setor imobiliário, sendo possível por meio dele responder como (em preço, tamanho, número de vagas) e onde (por município, distrito, coordenada geográfica) tem ocorrido a oferta de imóveis comerciais em São Paulo e Região Metropolitana ao longo dos últimos 28 anos. É um excelente recurso para pesquisadores de temas urbanos, especial quem se dedica a estudar o setor imobiliário e sua regulação pelos municípios, que vem sendo problematizada como uma das principais causas do crescimento desordenado e da segregação espacial nas metrópoles brasileiras. Os dados são relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da Região Metropolitana de São Paulo, sistematizadas pela Empresa Brasileira de Patrimônio (Embraesp) no período entre 1985 e 2013.
O total de 1.350 registros constantes no referido banco de dados, refere-se apenas empreendimentos que foram lançados para venda no mercado formal, não contemplando, portanto, os tipos de lançamentos built to suit, feitos por encomenda de um locatário já pré-determinado e contratante de longo prazo (relação contratual regulada pela Lei Federal 12.744/12).
Dentre os aprimoramentos realizados pela equipe CEM, consta o georreferenciamento dos edifícios, a correção e atualização monetária, a padronização do nome das empresas incorporadoras, construtoras e vendedoras de cada empreendimento. As variáveis adicionadas ao banco e o método utilizado para o trabalho estão indicados no Dicionário de Variáveis.
Esta base se junta a outra (já no ar no site do CEM) que se referiu aos lançamentos imobiliários residenciais.
A base de dados de Empreendimentos Comerciais está disponível na área de Base de Dados do site do CEM.