CEM fornece mapeamento completo do transporte metroferroviário na Região Metropolitana de São Paulo

Pesquisadores da instituição fizeram combinação de imagens de satélite e dados oficiais para oferecer dados completos e espacializados das linhas de trem e metrô.

Janaína Simões

Um dos objetivos do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) é oferecer, de forma aberta e gratuita, um conjunto robusto e atualizado de dados sobre diversos aspectos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Entre esses se inclui a base de dados sobre a infraestrutura do transporte de passageiros sobre trilhos, organizado a partir de diversas fontes, e que tem por diferencial contar com o apoio de imagens de satélite.

A base de dados sobre a infraestrutura do modal foi elaborada com base no arquivo CEM de Logradouros, um dos mais completos entre os disponíveis gratuitamente (mais informações em nosso canal de notícias). Ela contém informações coletadas, principalmente, nos sites oficiais da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô , da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, além de dados do Google Maps e dos guias impressos Geomapas e Mapograf.

A rede de transporte de passageiros sobre trilhos na RMSP compõe-se de linhas novas, construídas especialmente para essa finalidade - como é o caso do Metrô - e de outras que se adaptaram sobre vias que anteriormente serviam para o transporte de carga e/ou passageiros de longo percurso, como é observado na infraestrutura da CPTM. 

O expressivo crescimento de São Paulo nos anos 1930/1950 levou estas linhas a intensificarem o transporte intra regional de passageiros, num sistema que se denominou trem de subúrbio. Há algumas décadas, começaram a passar por uma remodelação mais intensa, sendo chamadas, tecnicamente, trem metropolitano. Sob gerenciamento do governo estadual, busca-se hoje a integração cada vez maior dos sistemas trem metropolitano e metrô, inclusive em termos de qualidade dos serviços prestados.

Dois dos arquivos disponibilizados extrapolam os limites da RMSP - exceção adotada para incluir completamente o sistema de trens metropolitanos da CPTM, que chega a Jundiaí. Nessa área, o traçado da linha e o posicionamento das estações disponíveis no banco de dados do CEM são aproximados.

Para consultar essa e outras bases de dados do CEM-Cepid/Fapesp, basta ir até a página http://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/download-de-dados e selecionar, no menu do lado esquerdo, “TEMAS”, o item TRANSPORTE E MOBILIDADE, que oferece os dados sobre o transporte ferroviário e também sobre diversos campos relacionados ao tema, como corredores de ônibus e terminais de passageiros, entre outros.

É obrigatório citar o CEM nos trabalhos científicos que utilizam informações de nossas bases de dados.

Outras bases de dados:

CEM mapeia as 82 regiões metropolitanas do Brasil

CEM oferece a maior base de dados gratuita de logradouros da Região Metropolitana de São Paulo


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Atendimento à imprensa
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação do CEM
E-mail: imprensa.cem@usp.br
Fone: 55 (11) 3091-2097 / 55 (11) 99903-6604