Workshop internacional do CEM discute injustiças urbanas

Evento será realizado de modo presencial, no Cebrap, e on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, em São Paulo, o workshop "Injustiças Urbanas: Reflexões Normativas e Práticas". Com início todos os dias às 9h (horário de Brasília), ele será realizado em inglês, na modalidade mista. Presencialmente, os encontros ocorrerão no auditório do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na Vila Mariana, capital paulista, e serão transmitidos ao vivo on-line pelo canal do CEM no Youtube. Interdisciplinar, o evento conta com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros. As inscrições devem ser feitas até dia 8 de fevereiro, pelo e-mail urbaninjustices@gmail.com ou pelo site oficial do evento. 

O objetivo do workshop é “criar um espaço para novos debates acadêmicos ao associar conceitos e teorias em filosofia política às demandas empíricas dos grupos concernidos por injustiças urbanas, assim como às justificativas normativas em prol de cidades mais justas e igualitárias”, explicam os coordenadores do workshop, Katarina Pitasse Fragoso (CEM-Universidade de São Paulo/Goethe Universität Frankfurt) e Pedro Lippmann (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). “Trata-se de explorar as discussões sobre injustiças urbanas no Brasil e em outros países e buscar ganhos metodológicos tanto para as pesquisas teóricas sobre estudos urbanos, quanto para a elaboração de políticas públicas", acrescentam.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Difusão e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e Cebrap. As instituições citadas são apoiadoras do evento. 

Programação

As atividades serão realizadas no período da manhã e início da tarde ao longo dos três dias de workshop, com previsão de término às 14h. A abertura no dia 13 será feita por Eduardo Marques, diretor do CEM-Cepid/Fapesp. Neste mesmo dia haverá duas conferências proferidas por Jonathan Wolff, da Universidade de Oxford, e Ana Barone, da USP.  

O workshop terá apresentações de pesquisadores de diversas áreas e instituições. A primeira sessão, no dia 13, tem como tema “Concebendo cidades igualitárias: conceitos e intervenções”. No segundo dia, os trabalhos a serem apresentados tratarão do tema “Cidades desiguais: fraturas socioespaciais”. Na terceira sessão, no último dia, os pesquisadores abordarão o tema “Cidades desiguais: questões etárias, mobilidade e capacidades negativas”. O encerramento, com as observações finais, será feito por Katarina Pitasse Fragoso, uma das coordenadoras do evento, que realizou pós-doutoramento no CEM-Cepid/Fapesp. 

Confira a lista dos participantes:

Ana Barone (Universidade de São Paulo)
Nico Brando (Universidade de Liverpool)
Amneris Chaparro (Universidade Nacional Autônoma do México e Universidade Yale)
Avner de-Shalit (Universidade Hebraica de Jerusalém)
Jamie Draper (Universidade de Oxford)
Mariana Giannotti (Universidade de São Paulo)
James Hickson (Universidade de Liverpool)
Pedro Logiodice (Universidade de São Paulo)
Sebastian Östlund (Universidade de Umeå)
Bianca Tavolari (INSPER-São Paulo)
Jonathan Wolff (Universidade de Oxford) 

A programação do workshop em português está disponível aqui.  
A programação do workshop em inglês está disponível aqui

Veja as fotos do evento no perfil do CEM no Flickr.


Serviço
Workshop "Injustiças Urbanas: Reflexões Normativas e Práticas"
Dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2023, das 9h às 14h
Modo presencial: Auditório do Cebrap
Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana. São Paulo - SP
Modo virtual:
Primeiro dia - 13/02 - https://www.youtube.com/watch?v=v6pw7BFo544
Segundo dia - 14/02 - https://www.youtube.com/watch?v=WQe2lsqD1jM
Terceiro dia - 15/02 - https://www.youtube.com/watch?v=Ut4ey-VBWvY
Mais informações, dúvidas e inscrição (até 8 de fevereiro de 2023): urbaninjustices@gmail.com
Site oficial do evento: www.urbaninjustices.com
Atenção: o evento será realizado em inglês e não haverá tradução simultânea.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097