Centro de Estudos da Metrópole passa a oferecer dados sobre distritos policiais da cidade de São Paulo

CEM disponibiliza mais de 600 dados do tipo cartográfico e 82 não cartográficos, em 18 temas, disponíveis para consulta e download gratuitos.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) aprimorou e atualizou sua base de dados abertos, que atualmente conta com mais de 600 bases de dados do tipo cartográfica e 82 não cartográfica, em 18 temas. A novidade está na inserção de uma base inédita sobre Segurança Pública. Ela traz os limites dos distritos policiais e localização das delegacias de polícia do município de São Paulo. Estão incluídos no arquivo também todas as estatísticas gerais de taxas de delitos e produtividade policial para os anos de 2000 a 2020. Essa base de dados pode ser acessada diretamente aqui

“De caráter inédito, a definição digital do Distritos Policiais do município de São Paulo busca suprir uma lacuna da falta de disponibilidade dessa base cartográfica. Diferentemente do Distritos Municipais, que tem limites amplamente conhecidos e difundidos, os Distritos Policiais não têm suas fronteiras conhecidas através de bases com disponibilidade pública”, aponta Daniel Waldvogel Thomé da Silva, pesquisador da Equipe de Transferência do CEM. 
 
Segundo ele, essa ausência deixa em aberto a percepção espacial dos dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do município de São Paulo, além de gerar dificuldade de agregação destas informações com outras referências estatísticas, sejam elas censitárias, sejam de outras fontes de informação.
 
Outro ponto interessante é o banco de dados que acompanha essa cartografia. “Ele traz uma série histórica de 20 anos, apresentando as principais estatísticas do tipo de delito cometido nos diferentes distritos policiais da cidade”, completa.

Atualizações

Além do aprimoramento da base de dados com a incorporação das novas informações ao banco, foram atualizados os dados do Censo 2000 por setor censitário para todos os municípios que pertencem a uma região metropolitana, incluindo cartografia e dicionário de cada respectiva região. Essa base pode ser acessada aqui.

As bases de dados ambientais (Meio Ambiente) também foram atualizadas. Nela constam dados como, por exemplo, as bases cartográficas digitais da rede hidrográfica da Região Metropolitana de São Paulo, trabalho produzido pela equipe de Transferência do CEM-Cepid/Fapesp. Outra base disponível é a das Terras Indígenas (TI) do Brasil, territorializadas em 967 áreas com dados de etnia, nome da terra Indígena, fase do processo de regularização e tamanho. Para consultar todos os dados disponíveis, clique aqui.  

Outra base atualizada foi a de escolas 2019 (Educação). Os arquivos contêm a cartografia digital georreferenciada das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de São Paulo, tendo como fonte original informações constantes do Censo Escolar, do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados originais foram recebidos no formato de bancos de dados tabulares. Estes bancos de dados foram, então, padronizados e georreferenciados pela Equipe de Transferência do CEM. 

Essa base de dados contém registros geocodificados com informações cadastrais das escolas públicas estaduais, municipais e federais, e das escolas privadas localizadas nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e possui 12.503 registros e 438 variáveis. A partir deles, o CEM produziu infográficos sobre Indicadores de Educação na Capital paulista. A base pode ser consultada aqui.  

A equipe de Transferência e Difusão é a responsável pelo trabalho de atualização da base de dados, que está disponível gratuitamente para consulta, download e utilização, com os devidos créditos ao CEM-Cepid/Fapesp. 

A difusão do conhecimento e de bases de dados como suporte aos pesquisadores, técnicos e gestores públicos é um dos seus pilares de atuação do CEM, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O acervo completo de base de dados pode ser acessado no site do CEM


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097