Rede Orçamento Mulher apresenta carta compromisso aos candidatos nas eleições municipais
A Rede Orçamento Mulher lançou uma carta compromisso que está sendo apresentada aos candidatos nas eleições municipais deste ano, na qual pede que os signatários prevejam, em seus mandatos, recursos orçamentários para o combate às desigualdades. O documento foi elaborado por um quadro de especialistas em orçamento público e por organizações da sociedade civil, em conjunto com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
A pesquisadora do CEM, Ursula Peres, integra a Rede e foi uma das especialistas que colaborou com a elaboração da carta. “A Rede Orçamento Mulher construiu uma metodologia de orçamentação sensível a gênero e raça. Agora, essa carta compromisso para candidatos municipais se comprometerem a reverem seus orçamentos com vistas à redução de desigualdades está sendo apresentada a eles”, conta ela.
A Rede Orçamento Mulher está sediada na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. É composta por um grupo de parlamentares, organizações da sociedade civil e acadêmicas especializadas no tema.
O objetivo da Rede é dialogar com a sociedade civil e articular pautas nos âmbitos Executivo e Legislativo — em diversos níveis federativos — sobre a importância de desenvolver políticas públicas e orçamentos voltados para superar as desigualdades entre homens e mulheres, com ênfase nas intersecções com a perspectiva racial. Além disso, busca sensibilizar os entes federados e apoiá-los na capacitação para a implementação de uma governança orçamentária eficaz.
A carta “Eleições pela igualdade: por um orçamento público que valorize as mulheres” está disponível aqui.
Mais informações sobre a rede em https://www.redus.org.br/rede-orcamento-mulher
Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097