Projeto de pesquisa desenvolvido no CEM conquista Prêmio Capes de Tese 2020

Em tese de doutorado, Victor Araújo, orientado pela pesquisadorado CEM, Marta Arretche, investigou a influência da religiãopentecostal no voto dos mais pobres.

Janaína Simões, com informações da Redação CCS/CAPES

Victor Araújo, pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), conquistou o Prêmio Capes de Tese de 2020 na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Na tese “Religião distrai os pobres? Pentecostalismo e voto redistributivo no Brasil”, Araújo analisou a influência da religião pentecostal no voto dos mais pobres. O anúncio dos vencedores foi feito nesta quinta-feira (01/10) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira aqui a lista dos ganhadores.

A tese foi defendida no programa de doutorado do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP/FFLCH-USP). Ele desenvolveu sua pesquisa no CEM e foi orientado pela cientista política e professora do DCP, Marta Arretche, que também é pesquisadora do Centro, sediado na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Com a pesquisa, Araújo mostra que a religião pentecostal influencia a preferência de votos dos mais pobres por partidos que não têm em sua plataforma de governo políticas de redistribuição, mesmo sendo eles os mais beneficiados por elas. Um dos fatores para explicar essa opção é o fato de seus líderes religiosos atuarem como ‘cabos eleitorais’ e enfatizarem em suas falas e pregações questões morais que, muitas vezes, conflitam com as pautas dos partidos mais à esquerda no espectro ideológico, aqueles que tradicionalmente propõem políticas redistributivas. Mais informações sobre a tese no site do CEM.

Em sua 15a edição, a premiação foi concedida a 49 trabalhos científicos. Neste ano, a Capes registrou 1.421 candidatos ao prêmio, um recorde desde sua criação, em 2006.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Atendimento à imprensa
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação do CEM 
E-mail: imprensa.cem@usp.br
Fone: 55 (11) 3091-2097 / 55 (11) 99903-6604


​​​​​​​​​​​​​​