Pesquisadora do CEM é secretária executiva da Anpocs

Associação reúne sócios institucionais que abrigam mais de 1.200 pesquisadores, professores e estudantes universitários da área das Ciências Sociais. 

Janaína Simões, com informações da ABCP

A pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), Renata Bichir, é secretária executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) no biênio 2025-2026. Fundada em 1977, a entidade reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais, sociologia, de todo o Brasil. A presidência da entidade é ocupada por Maria Filomena Gregori, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Posse da diretoria Anpocs
Cerimônia de Posse - Foto: Anpocs

Diferentemente de outras associações científicas, a Anpocs é composta por sócios institucionais e não por pesquisadores individuais. Os associados são compostos por mais de 1200 professores universitários e pesquisadores, profissionais de alto nível, além de milhares de estudantes de mestrado e doutorado em centros localizados de norte a sul do país.

Renata Bichir é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006) e doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ, 2011), com doutorado sanduíche (2009) na Universidade de Berkeley. Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS). 

Desde agosto de 2013, é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), e desde 2018, é docente no programa de pós-graduação em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre dezembro de 2020 e novembro de 2024, foi coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da USP. 

Renata Bichir
Renata Bichir

Atualmente, ela é pesquisadora principal do CEM, onde atuou também como coordenadora científica entre 2020 e 2024. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas públicas, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas, pobreza, segregação, políticas sociais, transferência de renda, mecanismos de coordenação federativa, intersetorialidade e análise de redes sociais.

Principal encontro acadêmico para cientistas sociais

A Anpocs é conhecida pela sua reunião anual, o principal evento acadêmico em Ciências Sociais, realizado anualmente no Brasil desde 1977. Os encontros reúnem cerca de 2000 participantes. Este ano marca a 49ª edição do evento, que ocorrerá entre 15 e 17 de outubro, de modo virtual, e entre 22 e 24 de outubro de modo presencial, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no campus de Barão Geraldo.

A associação mantém, ainda, o mais importante periódico científico de sua área no Brasil, a Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), além de publicar livros sobre os temas relacionados. Outra iniciativa é o tradicional prêmio anual de melhor tese de doutorado, dissertação de mestrado e obra científica.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br