Equipe do CEM produziu ou editou 120 verbetes na Wikipédia
A equipe do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) que atua no projeto de contribuição à Wikipédia já produziu ou editou substantivamente 120 verbetes desde abril deste ano. Esses artigos são colaborações efetivas, ou seja, eles foram criados pela equipe ou, no caso de verbetes preexistentes, tiveram qualificação de conteúdo e referenciamentos bibliográficos adicionados.
“O conjunto de artigos em que atuamos teve 150 mil visualizações desde o início do projeto. No total, acrescentamos 3,7 mil referenciamentos e 387 mil palavras à enciclopédia, o que equivale aproximadamente a 800 páginas de 500 palavras, segundo dados da Wikimedia Brasil, parceira na iniciativa”, explica Edney Cielici Dias, coordenador e editor-geral do projeto.
“Os números são expressivos, mas o que realmente conta é o que projeto acrescentou de cultura de ciências sociais, destacadamente de ciência política e políticas públicas, à Wikipédia em português”, destaca. “Partimos de um campo depauperado e registramos conhecimento e referências confinadas ao universo acadêmico. Chama a atenção que, a partir do momento que existe um bom verbete em português, eles logo são incorporados nas buscas feitas pelos sistemas de inteligência artificial e, paulatinamente, aparecem como menção destacada do Google, ultrapassando a tradução de eventual verbete em inglês”, completa.
Na continuidade do projeto, a equipe sugeriu à Diretoria do CEM mais 151 verbetes para serem criados ou melhorados. “Há também o desafio de incorporar a Wikipédia ao ambiente universitário, de tal sorte que os professores os utilizem em aula e incentivem os alunos a participarem da construção do conhecimento livre. A base colaborativa também é útil à pesquisa e à memória, como demonstram diversas iniciativas de inclusão e resgate cultural”, conclui.
A página sobre o CEM na Wikipédia, com informações sobre o projeto, verbetes e estatísticas, está disponível aqui.
A lista dos verbetes que tiveram interferência do CEM na Wikipédia pode ser acessada diretamente aqui.
Saiba mais sobre o projeto no site do CEM.
Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br



