Novos pós-doutorandos apresentam pesquisas que serão desenvolvidas no CEM
Gestão de desastres urbanos, análises sobre o Benefício de Prestação Continuada (BCP), as casas de cuidado e as empresas de prestação de serviços de infraestrutura urbana, desigualdades de gênero e raça entre proprietários de imóveis, comunidades políticas conservadoras e suas ideias no campo dos direitos humanos e das mulheres, e as candidaturas de funcionários públicos a cargos eletivos. Estes são os temas gerais de pesquisa dos novos pós-doutorandos do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp). Seminário promovido no dia 6 de novembro, no Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), debateu tais temas, com a presença dos coordenadores de linhas de pesquisa e da Equipe de Inovação e Difusão do Conhecimento do CEM.
Na primeira parte do seminário, Eduardo Marques, diretor do CEM, deu as boas-vindas e fez uma breve apresentação do CEM, seguida por Ursula Peres, que falou sobre a Área de Inovação do CEM, que ela coordena. “Fazer um pós-doutorado como o que oferecemos, com financiamento da Fapesp, é uma oportunidade única para se dedicar exclusivamente à pesquisa, sem precisar se dividir entre atividades de ensino, por exemplo”, destacou Marques na abertura.
A seguir, Catarina Segatto, Eduardo Marques, Fernanda Lima Silva, Mariana Giannotti, Marta Arretche, Renata Bichir e Ursula Peres detalharam as linhas de pesquisa que cada um deles coordena no CEM. Mariana Giannotti apresentou, ainda, a Área de Pesquisa e Transferência, da qual é coordenadora. Depois, a plateia pôde fazer perguntas e dar sugestões aos coordenadores sobre as pesquisas que eles estão desenvolvendo.
A segunda parte do evento foi dedicada aos pós-doutorandos, que apresentaram um resumo do tema de suas pesquisas, todas em fase inicial. A nova equipe é composta por Bárbara Lopes, Candela Heredia, Carolina Freitas, Guilherme Minarelli, Henrique Araújo Aragusuku e Telma Hoyler. Em seguida, os participantes puderam fazer comentários e sugestões aos pós-doutorandos.
“Pensamos em um evento em que as apresentações fossem mais curtas, apenas para que as pessoas pudessem se conhecer e saber o que os demais estão fazendo. Nosso objetivo ao promover esse contato inicial foi fomentar o trabalho conjunto e a troca de conhecimento entre os pós-doutorandos e com os coordenadores”, explicou Eduardo Marques. O diretor do CEM considerou a experiência positiva. “Já pudemos identificar neste primeiro encontro diversos pontos de diálogo entre pesquisas diversas, que estão apenas começando”, finalizou ele.
Confira o álbum de fotos do evento no Flickr do CEM aqui.



