Cartilha do CEM promove a produção do conhecimento livre no universo Wiki

Material destaca a relevância da produção de verbetes da Wikipédia pela academia, ressaltando seu papel no ensino, na pesquisa e na democratização do conhecimento.

Janaína Simões

A equipe do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), que atua no projeto de contribuição à Wikipédia, produziu um documento que sintetiza reflexões e aprendizados do Projeto Centro de Estudos da Metrópole na Wiki. Trata-se de uma cartilha voltada ao engajamento na produção e na difusão de conhecimento livre no campo das Ciências Sociais e das políticas públicas. O trabalho conta com o apoio da Wikimedia Brasil, organização independente que oferece suporte a projetos do universo Wiki no país.

“Nossa cartilha ajuda a estruturar o pensamento sobre a produção de conhecimento livre pela academia”, afirma o cientista político e jornalista Edney Cielici Dias, coordenador do projeto. Ele explica que o documento combina dicas práticas com perspectivas mais amplas. “A elaboração de verbetes enciclopédicos não deve ser vista como uma atividade secundária. Ela é elemento estratégico da prática acadêmica contemporânea, pois beneficia o refinamento e o debate de conceitos, a formação de estudantes e de novos pesquisadores, bem como a qualificação do debate público”. 

CEM na Wiki
Cartilha CEM na Wiki

A cartilha enfatiza o poder de difusão que esse tipo de iniciativa tem, pois o seu conteúdo costuma constar nas primeiras respostas de buscadores e mecanismos de inteligência artificial. Um verbete da Wikipédia pode atingir milhares, ou mesmo milhões, de leitores: estudantes, jornalistas, formuladores de políticas públicas e cidadãos em geral.

O projeto de aprimoramento do conteúdo no universo Wiki é desenvolvido no âmbito do compromisso de difusão do CEM, instituição financiada com recursos públicos. O objetivo é disponibilizar o conhecimento especializado em linguagem acessível. 

Exemplos de conteúdos produzidos pelo CEM na Wikipédia e de outras iniciativas cientificamente notórias no universo Wiki são destacados na cartilha. O documento também ressalta os processos de edição dos verbetes e o código de conduta da Wikipédia, baseado em cinco pilares que orientam o trabalho de quem se propõe a atuar no universo Wiki.

A equipe do CEM já produziu ou editou substantivamente mais de 120 verbetes da Wikipédia desde abril deste ano, com mais de 180 mil visualizações. Esses artigos são colaborações efetivas, ou seja, foram criados pela equipe ou, no caso de verbetes pré-existentes, tiveram qualificação de conteúdo e referenciamentos bibliográficos adicionados. 

A cartilha pode ser baixada nesta página do site do CEM: https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/difusao-cientifica/cem-na-wiki

A página do CEM na Wikipédia, com informações sobre o projeto é: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Centro_de_Estudos_da_Metr%C3%B3pole_na_Wiki

A lista dos verbetes da Wikipédia que tiveram edição CEM  pode ser acessada diretamente em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Outreach_Dashboard/Centro_de_Estudos_da_Metr%C3%B3pole/Verbetes_editados.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br