CEM atualiza base de dados cartográfica georreferenciada sobre sistema de metrô e trem na RMSP

Base traz informações sobre as linhas e estações de metrô e trem em operação, mas inova ao apresentar dados sobre as linhas e estações em construção e as que estão em planejamento.

Janaína Simões

A Equipe de Inovação e Difusão do Conhecimento do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp e CEPIx-USP) atualizou a base de dados cartográfica georreferenciada sobre o sistema de metrô de São Paulo. A base traz informações sobre as linhas e estações de metrô e trem em operação, mas inova ao apresentar dados sobre as linhas e estações em construção e as que estão em planejamento, com base no ano de 2025 e previsão de entrega para os próximos cinco anos. 

A malha paulistana de transporte metroferroviário mapeada na base de dados do CEM totaliza 486 quilômetros - 106 quilômetros é a extensão somada das linhas de metrô, e 380 a da trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Este total inclui as linhas que dão acesso aos pátios de manutenção. A base também informa o ano de início de operação das linhas e estações e quem são os gestores/operadores. 

Estão disponíveis as seguintes bases:

  • Estações de metrô e trem em operação 2025
  • Linhas de metrô e trem em construção 2025
  • Estações de metrô e trem em construção 2025
  • Linhas de metrô e trem em planejamento 2025
  • Estações de metrô e trem em planejamento 2025 

Para acessá-las, basta ir na página Download de Dados no site do CEM e selecionar, no menu à esquerda da tela, o item “cartográfico” em “Tipos” e “transporte e mobilidade” em “Temas”. Depois é só correr a tela para encontrar os títulos  das bases acima citados. O acesso às bases de dados é gratuito, mas deve-se citar o CEM como fonte quando utilizada. 


Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas, tendo a diversas desigualdades como eixo transversal de seus estudos. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é um dos 
Centros de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP), iniciativa criada pela reitoria da universidade em 2024 para abrigar centros que integraram o programa Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp).


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br 
Tel. 55 11 3091-2097